Elementos constitutivos da satisfação dos acadêmicos de graduação dos cursos de administração e ciências contábeis da Universidade Federal do Pará

Autores

  • B Fernandes Universidade da Amazônia- UNAMA
  • Jurandy Maciel Aires da Silva Universidade da Amazônia- UNAMA
  • José Luiz Nunes Fernandes Universidade Federal do Pará
  • Cyntia Meireles Martins Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Sergio Castro Gomes Universidade da Amazônia- UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i2.4651

Palavras-chave:

Cursos de administração e ciências contábeis, ensino superior no Brasil

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear os elementos constitutivos da satisfação com o ensino superior dos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis daUniversidade Federal do Pará. Desenvolveu-se estudo descritivo de natureza quantitativa, utilizando-se questionário estruturado. Foram entrevistados 112 alunos, matriculados nos cursos de Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis, que estavam concluindo o curso no semestre de realização da pesquisa. A técnica estatística de Análise de Fator foi empregada para mensurar a correlação dos fatores latentes com o nível de satisfação dos alunos. Como resultado, foi possível identificar que a melhoria no nível de qualidade dos métodos e de qualidade de ensino, bem como na infraestrutura da IES pesquisada, estão correlacionados com o nível de satisfação dos discentes.

Biografia do Autor

B Fernandes, Universidade da Amazônia- UNAMA

Doutoranda em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Professora EAD da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Endereço Postal: Av. Tropical, Residencial Oasis, Alameda Beija Flor, Casa 33, Bairro: Guanabara, Cidade de Ananindeua/PA.

Jurandy Maciel Aires da Silva, Universidade da Amazônia- UNAMA

Doutorando em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduado em Administração pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Pará (UEPA).  

José Luiz Nunes Fernandes, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Desenvolvimento Regional pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (UFPA/NAEA). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Cyntia Meireles Martins, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Sergio Castro Gomes, Universidade da Amazônia- UNAMA

 

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Economia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor da Universidade da Amazônia (UNAMA)


Referências

.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos