Gestão estratégica de marketing: caso de ensino Quintal Supersaudável

Autores

  • Patrícia Louise Friderichs Rosa Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Viviane Ceratti Leseux Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Chiara Marieli Cremonese Sehn Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i2.4717

Palavras-chave:

Segmentação de mercado, alimentação saudável, comportamento do consumidor

Resumo

A partir da observação das mudanças no comportamento de consumo de uma parcela da população no sentido de buscar bem-estar através de uma alimentação mais saudável, este caso de estudo demonstra o processo de abertura de um negócio, da categoria mercado, segmentado nesse novo tipo de consumidor. Seu objetivo é que, de forma lúdica e ilustrativa, o aluno se familiarize ao ambiente organizacional, compreendendo o comportamento, as necessidades e os desejos dos consumidores de produtos naturais. No desenrolar do caso, o estudante vai estar apto a identificar e a resolver problemas gerenciais e a lidar com fatores de risco através da utilização das ferramentas de marketing. Desse modo, a partir de situações reais, o estudante poderá criar conceitos, posicionamento e estratégias de marketing e gestão que auxiliem as empresas em seu processo de crescimento.

Biografia do Autor

Patrícia Louise Friderichs Rosa, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Mestranda em Administração pelo PPGA/UNISC.

Mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Marketing Estratégico pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Gestão de Varejo pelo Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (SENAC/SP). Graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atua como Gestora e Consultora de Marketing e Negócios Internacionais e Advogada Rua. Mal Floriano, 432/sala: 203 CEP: 96810-002 Centro Santa Cruz do Sul/RS patilouise@gmail.com

Viviane Ceratti Leseux, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Mestranda em Administração pelo PPGA/UNISC.

Mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Controladoria pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduada em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista do Programa BIPSS (Bolsas Institucionais para Programa de Pós Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Chiara Marieli Cremonese Sehn, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Mestranda em Administração pelo PPGA/UNISC.

Mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Licenciada em Educação Profissional - Formação Pedagógica pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Marketing Estratégico pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutor em Administração. Mestre em Administração e Negócios: Marketing. Docente do Mestrado em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGA/UNISC).

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Administração e Negócios: Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Gestão Organizacional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Administração e Negócios do Rio Grande do Sul (SENAC/RS). Especialista em Educação à Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Administração e Negócios do Rio Grande do Sul (SENAC/RS). Especialista em Gestão Organizacional pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).Graduado em Administração pela  Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor e Coordenador Adjunto do Mestrado em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

2018-08-10

Edição

Seção

Casos de Ensino