“Nativos digitais”: características atribuídas por gestores à Geração Z

Autores

  • Daniela Siqueira Colet Universidade de Passo Fundo
  • Anelise Rebelato Mozzato Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i2.5020

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, gerações, ambiente de trabalho

Resumo

O presente artigo propõe-se apresentar as características atribuídas aos trabalhadores da geração Z, sob o ponto de vista dos gestores de gestão de pessoas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, do tipo multicaso e com abordagem quantitativa dos dados com dez gestores da área de gestão de pessoas. Os resultados revelam que uma das principais contribuições da geração Z para as organizações é a habilidade com novas tecnologias; todavia, a maior dificuldade está no seu gerenciamento, em razão do imediatismo e da necessidade de crescimento rápido na carreira. No tocante às estratégias para a gestão desta geração, destaca-se a importância do acompanhamento e diálogo entre as diferentes gerações e, também, o pensar em plano de carreira diferenciado, bem como, o refletir outras medidas capazes de atrair e manter esses trabalhadores o maior tempo possível na empresa. Dentre as contribuições deste estudo, destaca-se que a gestão de pessoas exerce papel essencial na gestão da geração Z, visando ao engajamento da mesma nas diferentes equipes de trabalho e no convívio com as demais gerações, não desconsiderando a heterogeneidade inerente na dinâmica multigeracional.

Biografia do Autor

Daniela Siqueira Colet, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF).  Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Administração pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE). Atua como Consultora Técnica na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Anelise Rebelato Mozzato, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Gestão Empresarial pela Mestre em Educação pela Universidade de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Referências

.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos