Gestão de custos aplicada ao Setor Público: percepções de gestores e contadores no IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i3.5656

Palavras-chave:

Gestão de custos, contabilidade governamental, setor público

Resumo

Este estudo de caso descritivo teve como objetivo principal, analisar a percepção dos gestores ocupantes de cargo de direção da área administrativa e dos contadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a respeito da gestão de custos aplicada ao setor público. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário com vinte e oito questões que utilizou a escala de Likert e foi dividido em sete dimensões para uma melhor análise. A abrangência da pesquisa foi de 33 gestores relacionados à área administrativa e de 12 contadores dos 16 campi e reitoria do IFRN. Os resultados denotam que os respondentes percebem a importância da implantação do sistema de custos, porém, a realização de capacitação para ambos os grupos de respondentes e uma normatização na forma de mensuração e elaboração das informações dos custos serão necessárias para que a implantação do sistema de custos se torne eficiente no IFRN.

Biografia do Autor

André Luiz Magalhães Ramos, Mestre em Administração pela Universidade Potiguar

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar(2004), especialização em Controladoria para Gestão Pública e Terceiro Setor pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2011) e mestrado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Potiguar(2013). Atualmente é Técnico em Contabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.     

Rodrigo José Guerra Leone, Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1998), especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor do PPGA (Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional) da Universidade Potiguar. Tem experiência nas áreas de Matemática, Estatística e Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando nos seguintes temas: métodos quantitativos, tomada de decisão, finanças empresariais, finanças comportamentais, planejamento financeiro pessoal, programação matemática e gestão de custos.

      

Lieda Amaral de Souza, Mestra em Engenharia de Produção Pela UFRN

Graduada em Ciências Contábeis (UFRN), Mestrado em Engenharia da Produção (UFRN), Doutorado em Tecnologia e Sistemas de Informações (Uminho -em defesa), Consultora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Especialista em Compliance, Riscos e eSocial. Co-responsável pelo Projeto de unificação das Receitas Federal e Previdenciária. Membro do Painel de Especialistas do Fundo Monetário Internacional, Consultora e Instrutora das Nações Unidas. Conferencista e painelista em eventos nacionais e internacionais. Participou de missões em diversos países, dentre os quais Estados Unidos, México, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Espanha, Mozambique, Argentina, Chile e outros. Pesquisadora nas áreas de Finanças, Empreendedorismo e Inovação.     

Vera Lúcia Cruz, Doutora em Administração de Empresas da Universidade Potiguar - UnP. Professora da Universidade Federal da Paraíba.

Professora dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais da Universidade Federal da Paraíba - Campus I. Doutora em Administração pela Universidade Potiguar integrante da Rede Laureate International Universities no RN, possui Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco e Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco. Coordena o Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Praíba (CONCICAT/UFPB) e  atual como editora editor da área de Contabilidade da Revista Gestão e Organizações (ReGOr/IFPB) tem experiência na área contábil e de auditoria, atuando como pesquisadora nos seguintes temas: contabilidade atuarial, informação gerencial para tomada de decisão e auditoria.     

Luiz Antônio Félix Júnior, Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Universidade Potiguar (PPGA/UnP)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2014), especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac (2015), mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2015) e doutorando em Administração pela Universidade Potiguar (PPGA/UnP/Laureate International Universities) como bolsista do Novo Programa de Formação Doutoral Docente (PRODOUTORAL/CAPES/IFAL edital nº 08/2018). Atualmente é Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Benedito Bentes), editor da área de gestão pública e governança da Revista Gestão e Organizações (ReGOr/IFPB), editor da área de contabilidade, finanças e administração pública da Revista Principia (Principia/IFPB), membro do Conselho Editorial da Revista Conhecimento Contábil (RCC/UERN/UFERSA), líder do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NeoGetq/CNPq/IFAL) e Coordenador Adjunto da Comissão Científica do Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba (CONCICAT/UFPB).     

Downloads

Publicado

2020-11-27

Edição

Seção

Artigos