A gestão de estoque nas organizações: uma análise crítica entre a iniciativa pública e a privada

Autores

  • Rafael Freitas Universidade Franciscana
  • Aletéia de Moura Carpes Universidade Federal de Santa Maria
  • Maíra Nunes Piveta Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0001-5518-9515
  • Bruno de Moura Carvalho EEAR/UFSM
  • Nathália Rigui Trindade Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i1.5663

Palavras-chave:

Administração de materiais, Exército Brasileiro, setor automobilístico

Resumo

Tanto os gestores das organizações públicas quanto das privadas devem conferir especial atenção à administração de materiais, dada à capacidade de esta atividade afetar positiva ou negativamente os resultados organizacionais. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo realizar uma análise crítica entre a gestão de estoque de peças de veículos de uma organização pública (Exército brasileiro) e de uma empresa privada do setor automobilístico. Com isso, pretende-se ampliar o conhecimento gerencial acerca da administração de materiais a partir da análise das similaridades e diferenças existentes em as organizações. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo a partir de entrevistas com gestores das organizações. A análise e interpretação dos dados deu-se por meio de análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, destacam-se semelhanças no gerenciamento de estoque entre as organizações, visto que ambas utilizam as mesmas ferramentas de gestão, enquanto a diferença envolve a aquisição dos materiais, previsão de demanda e tempo de reposição.

Biografia do Autor

Rafael Freitas, Universidade Franciscana

Pós graduado em gestão pública pela União Brasileira de Faculdades (UNIBF). Graduado em Administração pela Universidade Franciscana (UFN).

Aletéia de Moura Carpes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em  Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Atua como Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Maíra Nunes Piveta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em  Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Bruno de Moura Carvalho, EEAR/UFSM

Especialista em Mecânica e Manutenção de Aeronaves pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Graduando em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como servidor público na Força Aérea Brasileira (FAB).

Nathália Rigui Trindade, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em  Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos