Uma análise das práticas de captação de recursos nos programas de pós-graduação stricto sensu públicos em administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i3.5740

Palavras-chave:

Mestrado, doutorado, gestão, financiamento

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear a captação de recursos nos programas de pós-graduação públicos em Administração. As pesquisas desenvolvidas pelos programas de pós-graduação Stricto Sensu são fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Contudo sua manutenção e expansão dependem dos recursos repassados pelo governo federal, que suprimiu parte destes recursos, tornando sua manutenção e busca pela qualidade um grande desafio para os gestores dos programas. Foi possível identificar e analisar como os gestores viabilizam a manutenção dos programas, através do levantamento das práticas de captação de recursos no Stricto Sensu Público em Administração. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, por meio de entrevistas com os gestores dos programas com nota de avaliação CAPES 5, 6 e 7 no ano de 2017. Os resultados demonstraram a necessidade constante pela busca de recursos, sobretudo na iniciativa privada, baseada nas parcerias firmadas através de cátedras de pesquisa e no aprimoramento da legislação como forma de facilitar a captação de recursos.

Biografia do Autor

Elton Luiz Ludwig, Unioeste

Mestre em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Especialista em Gestão das Organizações pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua como agente universitário na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Endereço Postal: Unioeste – Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 – Foz do Iguaçu/PR. E-mail: ludwig.eltonluiz@gmail.com.

Manoela Silveira dos Santos, Unioeste

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como Docente no Centro de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no departamento de Administração e Docente no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade – Nível Mestrado Profissional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Downloads

Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

Artigos