“A carne é fraca?” Reação do mercado acionário frente a escândalos corporativos

Autores

  • Altieres Frances Silva Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-9841-672X
  • Antonio Sérgio Torres Penedo Universidade Federal de Uberlândia
  • Vinícius Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v8i3.5758

Palavras-chave:

Estudo de eventos, eficiência do mercado, operação carne fraca

Resumo

Em março de 2017 o setor brasileiro de carnes e derivados foi surpreendido com a Operação Carne Fraca, que investigou denúncias de adulteração nos alimentos produzidos por empresas desse segmento. Dentre as investigadas estavam a BRF e a JBS, as duas maiores companhias brasileiras do ramo. Assim, este artigo objetivou averiguar o impacto dessa operação no valor das empresas do setor de carne e derivados listadas na B3. Testou-se a hipótese de eficiência do mercado na forma semiforte e identificou-se os possíveis impactos para acionistas na comparação entre o período anterior e posterior à operação. Aplicou-se o método do estudo de eventos, obtendo-se os dados por meio do site da B3 e pela base Economatica. Rejeitou-se a hipótese nula de não eficiência do mercado (H0A), visto que os retornos anormais acumulados na data do evento foram estatisticamente diferentes de zero. Na comparação dos 20 dias anteriores e posteriores à janela do evento, o teste t pareado demonstrou que a operação não impactou o mercado mesmo após a janela de cinco dias, não se rejeitando a hipótese nula H0B. Sugeriu-se para pesquisas futuras o aumento na janela de estimativa do modelo de regressão e que se teste a hipótese de mercados adaptativos.

Biografia do Autor

Altieres Frances Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Federal de Uberlândia.

Antonio Sérgio Torres Penedo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atua como professor na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Vinícius Silva Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como professor na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2019-12-02

Edição

Seção

Artigos