Desempenho organizacional: oportunidades de melhoria

Autores

  • Klausberg dos Santos Amaral Sampaio Fucape Business School
  • Emerson Wagner Mainardes Fucape Business School
  • Fabio Yoshio Suguri Motoki Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i1.6146

Palavras-chave:

Desempenho organizacional, gerenciamento de projetos, receptividade à mudança

Resumo

O presente artigo visa identificar se o desempenho organizacional está associado positivamente à gestão de projetos, habilidade com os processos do negócio, comprometimento da diretoria e à receptividade das pessoas à mudança. Para tanto foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva com corte transversal, por meio de um questionário que foi aplicado junto a 401 gestores de organizações públicas e privadas. Os resultados indicam que as variáveis habilidade com os processos do negócio, comprometimento da diretoria e a receptividade das pessoas à mudança estão associadas direta e positivamente ao desempenho organizacional. Entretanto, a gestão de projetos não está associada ao desempenho organizacional. Esta pesquisa contribui para a literatura com a abordagem a variáveis pouco usuais na análise de desempenho organizacional. Em termos empíricos, proporciona às empresas ações com foco direcionado aos resultados. Também oferece novas oportunidades de melhoria às organizações que já trabalham a gestão de desempenho, podendo potencializar sua performance com ações em áreas ainda pouco exploradas.

Biografia do Autor

Klausberg dos Santos Amaral Sampaio, Fucape Business School

Mestre em Adminstração pela Fucape Business School. Graduado em Administração pela Universidade CEUMA. Professor do IMEC - Instituto Maranhense de Ensino e Cultura.

Emerson Wagner Mainardes, Fucape Business School

Doutor em Administração pela Universidade da Beira Interior (Portugal). Graduado em Engenharia Industrial Elétrica - Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor Associado da Fucape Business School.

Fabio Yoshio Suguri Motoki, Fucape Business School

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Fucape Business School. Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisador na Fucape Business School.

Referências

.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos