Processo de formação de estratégias: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte

Autores

  • Rinaldo Medeiros Alves de Oliveira UFERSA
  • Yákara Vasconcelos Pereira UFPE
  • Karla Rosane do Amaral Demoly UFERSA
  • João Henrique de Paiva Costa UFPB

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i1.6230

Palavras-chave:

Administração estratégica, estratégias deliberadas, organização pública

Resumo

Este estudo se propôs a analisar como se deu o processo de formação das estratégias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, entre 1910 e 2018. Para tanto buscou-se analisar as principais estratégias organizacionais implementadas e seus processos de formação, além de identificar as principais fases e eventos marcantes. Para promover o alcance dos objetivos, desenvolveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa, construindo-se uma base teórica em função dos conceitos ligados aos processos de formação de estratégias, comparando-a com os achados coletados, alicerçados em levantamentos bibliográficos e documentais, além da realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a integrantes do corpo de gestores da instituição. O que se identificou foi que os processos de formação de estratégias ocorreram com predominância pelo modo de planejamento, admitindo-se de forma discreta inserções de ações pautadas nos modos adaptativo e empreendedor; e em sua maioria por estratégias deliberadas. A análise dos resultados indicou que as estratégias da organização recebem influência dos governos e dos dirigentes.

Biografia do Autor

Rinaldo Medeiros Alves de Oliveira, UFERSA

Mestre em Cognição, Tecnologias e Instituições pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN). Gestor de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Apodi). Endereço Postal: RN 233, Km-02, Nº 999, Bairro Chapada do Apodi. Apodi-RN, CEP: 59.700-000. E-mail: rinaldomedeiros@gmail.com

Yákara Vasconcelos Pereira, UFPE

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Karla Rosane do Amaral Demoly, UFERSA

Pós-doutora em ciências humanas pela Universidade do Minho (UMINHO) - Portugal. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

João Henrique de Paiva Costa, UFPB

Graduando do curso de Comunicação em Mídias Digitais (UFPB). Bolsista PIBIC/CNPq (2018/2019).

Referências

.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos