Motivação do Serviço Público: desvelando o tema sob a égide da produção científica internacional

Autores

  • Jefferson Menezes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0003-1937-8751
  • Vania de Fátima Barros Estivalete Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-3277-8613
  • José Adroaldo Parcianello Universidade Federal de Santa Maria
  • Matheus Pissutti Universidade Federal de Santa Maria
  • Michel Barboza Malheiros Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i1.6693

Palavras-chave:

Motivação do Serviço Público, produção científica, bibliometria

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a produção científica internacional relativa à Motivação do Serviço Público (MSP) no período compreendido entre os anos de 2007 e 2018. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, 219 artigos, indexados à base de dados Web of Science, foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. A evolução anual das publicações relacionadas à MSP demonstrou que a temática está em ascensão nos últimos anos, sobretudo, em periódicos de administração pública. Mesmo com uma diversificação na autoria dos artigos, percebeu-se uma prevalência da origem norte-americana. As pesquisas concentraram-se em estratégias metodológicas quantitativas, com predominância da pesquisa survey e uso de questionários. Também se observou que o modelo de mensuração da MSP proposto por Perry (1996) é o mais utilizado, contudo, de forma adaptada na maioria dos casos. Ainda, nos estudos explorados, apurou-se a associação do construto com diversas temáticas, havendo destaque para a satisfação no trabalho.

Biografia do Autor

Jefferson Menezes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como Administrador na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como Professora do Magistério Superior na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

José Adroaldo Parcianello, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como Administrador na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Matheus Pissutti, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2021-03-31

Edição

Seção

Artigos