Trabalho e desemprego: mulheres na Região do Vale dos Sinos-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i2.6886

Palavras-chave:

Desemprego feminino, Vale dos Sinos, mercado de trabalho

Resumo

O Brasil tem registrado, nos últimos cinco anos, altos índices de desemprego, cujos efeitos refletem de forma contundente na sociedade. Nesse cenário, as mulheres estão entre os grupos mais vulneráveis. Assim sendo, este artigo tem como objetivo identificar características da experiência de mulheres desempregadas na região do Vale do Sinos - RS. Trata-se de uma pesquisa observacional, do tipo survey, de corte transversal, com amostra não probabilística. Como instrumento, foi utilizado um questionário biossociodemográfico, construído pelas autoras. Participaram da pesquisa 125 mulheres em situação de não trabalho, com idade média de 37 anos. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e apontaram que: o motivo para 50,4% das entrevistadas estarem procurando trabalho é a redução do quadro de funcionários no emprego anterior; 48% das participantes sobrevivem com ajuda da família; 36% declararam que o desemprego foi responsável por algum problema de saúde; 58,4% consideraram seu nível de qualidade de vida ruim; e, em média, o tempo de procura de emprego entre as entrevistadas foi de 11 meses. Relatam vários problemas de saúde física e mental, concluindo-se que o desemprego tem afetado significativamente o bem-estar das mulheres na região. A situação involuntária de não trabalho se comunica com o sofrimento, ou seja, estar desempregado pode significar não só fragilidade econômica, mas igualmente física, social e mental. Salienta-se a urgente necessidade de investimento em políticas de emprego/geração de renda, com foco nas mulheres, na região do Vale do Rio dos Sinos.

Biografia do Autor

Sueli Maria Cabral, Univeridade FEEVALE. professora pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Psicologia

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professora pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Psicologia, integrante da linha de pesquisa Vulnerabilidades e Processos Psicossociais da Universidade Feevale e consultora na área de avaliação de resultados e impactos de projetos sociais. Atua em disciplinas da área de Ciências Sociais e desenvolve trabalhos de pesquisa com ênfase em indicadores de impactos socioeconômicos, trabalho, envelhecimento, sociabilidades e Direitos Humanos.

Marilia Verissimo Veronese, UNISINOS

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Realizou estágio sanduíche na Universidade de Havana em 2001 sob orientação do prof. Miguel Roca e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em 2003, sob orientação de Boaventura de Sousa Santos. Atualmente é professor Titular I da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), sendo pesquisadora associada do grupo de pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (ECOSOL). É também pesquisadora associada ao grupo ECOSOL-CES, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde realizou o estágio de pós-doutoramento (agosto de 2019 a fevereiro de 2020). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Psicologia Social, com atuação também na área de Saúde Coletiva. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: economia solidária, autogestão, trabalho, saúde, saúde mental, contemporaneidade e subjetividades. É pesquisadora nível 2 do CNPq;

Referências

.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos