Estudo comparativo da rentabilidade em empresas do setor elétrico brasileiro no período pós-privatizações

Autores

  • Anaísa Souza Furtado Universidade Federal de Uberlândia UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN.
  • Marcelo Fodra Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN.

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v9i3.7070

Palavras-chave:

Privatizações, energia elétrica, lucratividade, testes não paramétricos

Resumo

O setor elétrico brasileiro passou por transformações significativas ao longo da sua história. Desde 2003, intensificaram-se as privatizações, gerando um mercado no qual as empresas públicas e privadas operam conjuntamente em um ambiente de competição. Este trabalho teve como objetivo comparar a rentabilidade das empresas públicas e privadas do setor elétrico brasileiro no período pós-privatizações, compreendido entre os anos de 2003 a 2017. Para tanto, foram coletados dados anuais de empresas de capital aberto referentes ao período temporal coberto pela pesquisa. Com o fim de estabelecer a comparação do desempenho entre as empresas privadas e públicas, empregou-se o Teste U, de Mann-Whitney. Os resultados demonstraram que, no período analisado, as empresas privadas tiveram maiores rentabilidades do que as firmas públicas, apresentando ROA, ROIC e ROE sistematicamente superiores. 

Biografia do Autor

Anaísa Souza Furtado, Universidade Federal de Uberlândia UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN.

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN/UFU.

Marcelo Fodra, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN.

Professor da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, lotado na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), pesquisador em Finanças.

 

Possui graduação em Administração de Empresas - INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO (1997), graduação em Ciências Econômicas - INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO (1993), mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é professor de magistério superior adjunto 1 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho financeiro, viabilidade econômica, contabilidade, análise das demonstrações contábeis e finanças.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Edição

Seção

Artigos