Cocriação de valor no varejo: caso de ensino no relacionamento entre pequenas empresas e seus clientes

Autores

  • Fátima Gilvandra Rodrigues Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Talita Andressa Wagner Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i2.7468

Palavras-chave:

Cocriação de valor, pequenas empresas, caso de ensino

Resumo

O presente caso de ensino tem por objetivo analisar como ocorrem práticas de cocriação de valor no varejo de pequenos negócios. O foco do estudo é orientado para a relação entre a empresa e seus clientes, com o objetivo de identificar e entender as contribuições da cocriação no processo. O caso de ensino conta com a situação de duas empresas reais, localizadas no interior do Rio Grande do Sul, que voluntariamente aderiram a proposta do estudo e não apenas permitiram como identificaram valor na divulgação dos seus casos. O caso de ensino é apresentado no documento, seguido das questões para discussão. As questões propostas são tratadas com alternativas de respostas, bem como orientação para sua aplicação é disponibilizada aos leitores.

Biografia do Autor

Fátima Gilvandra Rodrigues, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Aluna do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Talita Andressa Wagner, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Graduada em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Aluna do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Direito e Administração pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Referências

AAKER, D. A. Marcas - Brand Equity: gerenciando o valor da marca. São Paulo: Negócio, 1998.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing: a Bíblia do Marketing. São Paulo: Atlas, 2012.

LUSCH, R. F.; VARGO, S. L. Service-Dominant Logic: reactions, reflection and refinements. Marketing Theory, v. 6, n. 3, p. 281-288, 2006.

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. O Futuro da Competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

RAMASWAMY, V.; GOUILLART, F. J. The Power of Co-creation: build it with them to boost growth, productivity, and profits. USA: Free Press, 2020.

RAMASWAMY, V.; OZCAN, K. Strategy and co-creation thinking. Strategy & Leadership, v. 41, n. 6, p. 5-10, 2013.

SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do Consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Edição

Seção

Casos de Ensino