Gamificação na área de Tecnologia da Informação de uma indústria metalomecânica: um estudo de caso

Autores

  • Daniel Hank Miri Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Josiane Guimarães dos Santos QI Faculdades e Escolas Técnicas
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i1.7653

Palavras-chave:

Motivação, engajamento, Tecnologia da Informação

Resumo

Gamificação é o uso das características dos jogos em atividades que não têm como foco o entretenimento. Fazem parte de uma ferramenta de gamificação a motivação e o engajamento, aspectos que podem ser explorados no ambiente de trabalho. Diante disso, o objetivo deste estudo consiste em analisar como a gamificação na área de Tecnologia da Informação (TI) de uma indústria metalomecânica promove a motivação e o engajamento no ambiente de trabalho. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória, com a aplicação de seis entrevistas semiestruturadas, além da coleta de documentos e da realização de um relatório de observação direta. Em seguida, empregou-se o software NVivo 11® na triangulação dos dados e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que as atividades eram realizadas de forma individual, o que incentivava a competitividade entre os colegas da área, e que a gamificação propiciou um resultado satisfatório na motivação e no engajamento dos funcionários no ambiente de trabalho. Conclui-se, assim, que a gestão da área de TI deve estar atenta ao aperfeiçoamento de regras, recompensas e feedbacks e que o desenvolvimento e a gestão da área podem buscar novas possibilidades de atividades e de uso dos elementos da gamificação.

Biografia do Autor

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS na linha de Inovação e Competitividade com bolsa PROSUC/CAPES Modalidade I. A minha dissertação de mestrado foi sobre gamificação, motivação e engajamento no trabalho por meio de um estudo qualitativo de múltiplos casos. Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos (atuação por 6 anos nesta área). Trabalhou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços (combustíveis e conveniência).

Josiane Guimarães dos Santos, QI Faculdades e Escolas Técnicas

Professora de ensino técnico e profissionalizante na QI Escolas e Faculdades. Graduada em Administração - Habilitação em Comércio Internacional no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Especialista em Docência no Ensino Superior e Técnico na QI Faculdades e Escolas Técnicas.

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS / CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutora em Administração com bolsa PROSUC/CAPES, pela Universidade de Caxias do Sul, com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey no México, com bolsa PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, linha de pesquisa: Inovação e competitividade, com bolsa PROSUP/CAPES modalidade taxa. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB / UPC, Espanha. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT / UPC, Espanha. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC / RS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC / RS.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Edição

Seção

Artigos