Desafios na gestão de recursos de um campus universitário federal na perspectiva da teoria da dependência de recursos

Autores

  • Gracilene Maria Silva dos Santos Costa Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Florence Cavalcanti Heber Pedreira de Freitas Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Manuela Ramos da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Marcio Roque dos Santos da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i1.7679

Palavras-chave:

Metodologias ativas, dependência de recursos, gestão educacional

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios na gestão de recursos do Campus Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe, o qual adota integralmente Metodologias Ativas no ensino, a partir da Teoria da Dependência de Recursos. Metodologicamente, realizou-se um estudo de caso sob abordagem mista, tendo como fontes de evidências entrevistas com gestores e ex-gestores do campus, aplicação de questionários junto aos alunos, pesquisa documental e observação participante assistemática. A partir da técnica de Análise das Narrativas, constatou-se que os maiores desafios estão associados à infraestrutura e recursos financeiros, assim como capacitação de docentes e servidores no trato com as metodologias ativas. Esses aspectos influenciam a manutenção da qualidade e inovação contínua do processo de ensino-aprendizagem baseado em metodologias ativas, haja vista a demanda por recursos específicos, o que apontou a necessidade de desenvolver práticas estratégicas para mitigar os problemas enfrentados. Dessa forma, promove-se contribuições acerca da relevância de compreender os aspectos subjacentes que influenciam a eficiência da utilização integral de metodologias diferenciadas em uma instituição de ensino superior.

Biografia do Autor

Gracilene Maria Silva dos Santos Costa, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Secretariado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Secretária Executiva do Cerimonial e Protocolo da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Endereço: Rua Capitão José Sílvio Custódio, n° 15, Bairro Militar, Porto Velho-RO, CEP: 76.804-612. E-mail: leninhanet@hotmail.com.

Florence Cavalcanti Heber Pedreira de Freitas, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Sociologia (UFBA). Professora associada e pesquisadora na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua na graduação em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) da UFS como docente permanente e como docente colaboradora no Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da UFBA.

Manuela Ramos da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Secretariado Executivo (UFBA) e Administração Pública (UFS). Professora efetiva do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM) da UFS.

Marcio Roque dos Santos da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Administração (UFS). Bolsista de Extensão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Agente Local de Inovação pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL).

Referências

.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Edição

Seção

Artigos