Uma revisão sistemática sobre a pesquisa em educação financeira

Autores

  • Maria Gabriela Pabis Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.
  • Antônio João Hocayen-da-Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i1.7821

Palavras-chave:

Desempenhos financeiros, estado da arte, mapeamento científico

Resumo

Educação Financeira representa um construto teórico complexo e difuso, cuja compreensão está atrelada as perspectivas epistemológicas adotadas pelos pesquisadores. Diante disso, buscou-se analisar o estado do conhecimento gerado pelas publicações disponibilizadas sobre Educação Financeira e Alfabetização Financeira nas bases de dados Spell e SciELO até 2019, a fim de verificar as perspectivas dominantes e reconhecer possíveis lacunas a serem exploradas em pesquisas futuras. Para promover a análise, foram selecionados 33 artigos, sem filtragens quanto ao idioma, área temática e classificação. Já no que se refere aos resultados, foi reconhecido que as pesquisas eram voltadas à identificação do nível de conhecimento financeiro, além da influência de variáveis socioeconômicas e demográficas sobre os desempenhos. Enquanto isso, em relação à metodologia, houve um número significativo de levantamentos de campo que apresentavam caráter descritivo e quantitativo, sendo identificadas ainda técnicas como a estatística descritiva, a análise de variância e a regressão. Por sua vez, quanto às evidências, predominou um comprometimento dos desempenhos financeiros, influenciado por variáveis como gênero, escolaridade e renda. Considerando estas constatações, torna-se possível haver um direcionamento para futuras pesquisas, sob um viés teórico e intervencional.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Pabis, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Bacharela em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Endereço postal: Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida. CEP 84505-677 - Irati – PR. Bairro Engenheiro Gutierrez. Fone: (42) 3421-3000.

Antônio João Hocayen-da-Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Doutor em Administração pela Universidade Positivo (UP). Graduado em Administração: Habilitação em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Edição

Seção

Artigos