Análise da maturidade de práticas de incubação de base tecnológica em Institutos Federais do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i3.8611

Palavras-chave:

Incubadoras, base tecnológica, maturidade de incubadoras, Institutos Federais

Resumo

Esta pesquisa tem como foco um dos ambientes estratégicos para o fortalecimento dos micro e pequenos empreendimentos: as incubadoras de empresas de base tecnológica. Desta maneira, o presente estudo possui como objetivo analisar o grau de maturidade das incubadoras de base tecnológica dos Institutos Federais (IFs). Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando como procedimento a análise de casos múltiplos, tomando-se como norteador o estudo das oito vertentes do grau de maturidade de incubadoras desenvolvido pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Das dez incubadoras dos IFs associadas à ANPROTEC, nove responderam à pesquisa. Observou-se que as incubadoras dos IFs obtiveram uma avaliação melhor que as analisadas pelo CERTI em seis vertentes, a saber: Rede de Parceiros, Serviços de Desenvolvimento Empresarial, Acompanhamento da Evolução das Incubadas, Posicionamento Regional, Atração de Empreendimentos e Governança. Enquanto que as incubadoras do estudo CERTI obtiveram índice maior nas vertentes Modelo de Sustentabilidade e Gestão. Igualmente, observou-se que ambas apresentaram como vertente de menor pontuação a relativa aos seus modelos de sustentabilidade. Tal fato justifica-se, pois em ambos os casos a maioria das incubadoras informaram possuir grande dependência dos recursos das mantenedoras.

Biografia do Autor

Márcio Luís Góes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP

Márcio Luís Góes de Oliveira – Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduado em Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP). Atua como administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)  – Rodovia BR-210, Km 03, S/n - Brasil Novo – CEP: 68.909-398 – Macapá-AP. E-mail: marciogo10@hotmail.com.

·       

Claudio Márcio Campos de Mendonça, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Claudio Márcio Campos de Mendonça - Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Graduado em Processamento de Dados e Administração pela Universidade Potiguar (UnP). Atua como docente na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) - Rodovia Juscelino Kubitschek, km 02 - Jardim Marco Zero – CEP: 68903-419 – Macapá-AP. E-mail: cmarcio@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Artigos