Impactos da quarentena no setor cultural em Canoas/RS: resultados preliminares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i2.8809

Palavras-chave:

Setor cultural, impactos da pandemia, Covid-19, gestão cultural, Canoas

Resumo

O presente artigo apresenta alguns resultados preliminares do estudo em andamento sobre os impactos da quarentena no setor cultural do município de Canoas (RS), causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), o qual vem sendo realizado por um grupo de trabalho composto por pesquisadores do Sesc Canoas, da Universidade LaSalle e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas. Trata-se de estudo exploratório e descritivo, cujos procedimentos metodológicos para a produção dos dados incluem a pesquisa documental e a aplicação de questionários eletrônicos estruturados, no período de abril a setembro de 2020, tendo como respondentes diversos agentes da cadeia produtiva da cultura da cidade. A interpretação e análise dos dados vêm sendo realizadas a partir da estatística aplicada. Em estudos realizados em diversos locais do país pode-se constatar que o setor cultural já vinha sofrendo constantes reduções orçamentárias desde o final de 2018. No que se refere a Canoas, os resultados preliminares demonstram que a pandemia agravou fortemente este cenário, considerando-se que 47% dos respondentes da pesquisa exercem atividades profissionais exclusivamente na área cultural, representando mais de 75% de sua remuneração total, além do que 62,9% dos pesquisados tiveram seus contratos totalmente canceladas ao longo de 2020.

Biografia do Autor

Simone Luz Ferreira Constante, Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade LaSalle

Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais da Universidade LaSalle (Unilasalle). Graduada em Produção Audiovisual – Cinema e Vídeo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como Agente de Cultura e Lazer do Serviço Social do Comércio (Sesc RS) na Unidade Operacional Canoas/RS.

Cleberli Fabiano Costa de Arruda, Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade LaSalle

Doutorando em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade LaSalle (Unilasalle). Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Atua como Gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc RS) na Unidade Operacional Canoas/RS.

Moisés Waismann, Professor da Universidade LaSalle no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais

Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como Professor-pesquisador e Coordenador da Linha de Pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade LaSalle (Unilasalle).

Referências

Pesquisa de Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil. Disponível em: <https://datastudio.google.com/reporting/88bf6daa-3f58-4f5a-bb3f-9d4f5c3dc73b/page/4c7WB?s=gUJpgJdXnvQ> Acesso em: 17 jun. 2021.

BRASIL. Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14017.htm> Acesso em: 10 out. 2020.

CANEDO, D.; PAIVA NETO, C. (coord.). Pesquisa Impactos da Covid-19 na Economia Criativa: relatório final de pesquisa. Observatório da Economia Criativa. Salvador: Santo Amaro: UFRB, 2020. Disponível em: https://ufrb.edu.br/proext/images/pesquisa_covid19/RELAT%C3%93RIO_FINAL_Impactos_da_Covid-19_na_Economia_Criativa_-_OBEC-BA.pdf Acesso em: 09 out. 2020.

OBSERVATÓRIO ITAÚ CULTURAL. Dez anos de economia da cultura no Brasil e os impactos da covid-19 – um relatório a partir do Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <https://portal-assets.icnetworks.org/uploads/attachment/file/100687/EconomiadaCulturanoBrasileosImpactosdaCOVID-19_PaineldeDados_nov.pdf> Acesso em: 17 jun. 2021.

FGV. Relatório sobre os impactos econômicos da covid-19 economia criativa. Disponível em: <https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/economiacriativa_formatacaosite.pdf> Acesso em: 16 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Edição

Seção

Dossiê