Inovação e desenvolvimento sustentável: um estudo de caso sobre os efeitos do uso do aplicativo para gestão de resíduos sólidos em São José do Herval - RS

Autores

  • Rafael Araldi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Guilherme Machado Lague Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Celso Maciel da Costa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Patricia Inês Schwantz Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Daniela Mueller de Lara Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v10i3.9018

Palavras-chave:

Tecnologia, administração pública, inovação ambiental

Resumo

A gestão dos resíduos sólidos é um dos fatores essenciais para o avanço das questões socioambientais. Contudo, é dever do poder público e da sociedade estabelecer, executar e fiscalizar medidas de gestão e controle. E, a inovação tecnológica pode ser uma alternativa prática e efetiva no monitoramento do descarte dos resíduos. Este estudo objetivou desenvolver um aplicativo para smartphones como ferramenta de gestão dos resíduos sólidos municipais de São José do Herval-RS. A metodologia empregada foi pesquisa-ação, com caráter descritivo e experimental, através de um estudo de caso. Os procedimentos foram divididos em três etapas. Inicialmente, foi desenvolvido um aplicativo para identificar locais de descartes irregulares de resíduos sólidos no município. Posteriormente, realizou-se o levantamento dos dados com uso do aplicativo e, por fim, estes dados foram tratados e interpretados. Foram computadas 23 denúncias, destacando-se como mais relevantes os resíduos do tipo: domiciliares secos (28,85%), volumosos (25%), industriais (19,23), verdes (9,62%), da construção civil (7,69%), de limpeza pública (5,77%) e domiciliares orgânicos (3,84%). Foi possível propor melhorias quanto às práticas de educação ambiental, auxiliando nas políticas públicas ambientais do município. Ademais, além de servir como suporte à gestão municipal, a ferramenta também possui interface entre tecnologia, sociedade e meio ambiente.

Biografia do Autor

Rafael Araldi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) - Unidade Alto da Serra do Botucaraí em Soledade/RS. Endereço Tv. Ticiano Felipe, 100 - Botucaraí, Soledade - RS, 99300-000. E-mail: rafael-araldi@uergs.edu.br

Guilherme Machado Lague, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Graduando em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Celso Maciel da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Doutor em Informática pela Université Joseph Fourier – Grenoble. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Guaíba/RS.

Patricia Inês Schwantz, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Daniela Mueller de Lara, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Alto da Serra Botucaraí Soledade/RS.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos