Homem que é homem: condicionantes dos cuidados da saúde masculina à luz de marketing social

Autores

  • Joice dos Santos Alves Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0001-9874-315X
  • Bruno Faustino da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Stephanie Ingrid Souza Barboza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i1.9021

Palavras-chave:

Marketing social, saúde, homens

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a intenção dos homens em aderir práticas positivas à saúde a partir da perspectiva do marketing social. Para isso, foi adotada uma perspectiva quantitativa para operacionalização dos procedimentos metodológicos. Sendo assim, foram adaptadas 16 questões a partir de escalas de concordância de 10 pontos, dando origem aos seguintes construtos abordados: tensão, relacionamentos interpessoais, masculinidade, estado de saúde e campanhas de marketing social. Os dados foram coletados presencialmente e através do Google Forms, tendo pessoas do gênero masculino como público-alvo. No total, após os procedimentos estatísticos iniciais, foram coletados 335 questionários. Os principais resultados demonstram as variáveis explicativas do modelo foram ‘Relacionamentos Interpessoais’, ‘Masculinidade’ e ‘Estado de Saúde’, indicando que estes fatores são fundamentais para que os programas de marketing social influenciem de forma eficiente as decisões dos homens quanto às práticas preventivas de saúde.

Biografia do Autor

Joice dos Santos Alves, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba. Servidora pública municipal. Professora das Faculdades Integradas Qualis. Endereço postal:Luis Porpino da Silva, nº 305, Bairro: Areia Branca, Cidade de Guarabira-PB, CEP: 58.200-000.

Bruno Faustino da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Administrador pela Universidade Federal da Paraíba

Stephanie Ingrid Souza Barboza, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Paraíba do Campus III e do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional.

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-04-19

Edição

Seção

Artigos