De pais para filhos: a condução do processo sucessório em duas empresas familiares no município Santa Rosa/RS

Autores

  • Luana Hendges Escarban Instituto Federal Farroupilha-Campus Santa Rosa
  • Nuvea Kuhn Instituto Federal Farroupilha-Campus São Vicente do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i1.9212

Palavras-chave:

Gestão, empreendimentos, sucessão

Resumo

Para que uma empresa familiar se mantenha consolidada no mercado e possa dar continuidade aos seus negócios é necessário o planejamento de sua sucessão. Este estudo possui como objetivo compreender a condução do processo sucessório em duas empresas familiares no município de Santa Rosa/RS. Para tal, utilizou-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa. As empresas foram escolhidas por conveniência, sendo denominadas de empresa Alpha e empresa Gama para fins de atentar aos aspectos éticos. Como principais resultados, verificou-se que embora utilizem de metodologias distintas para a condução do processo sucessório, ambas as empresas estão bem preparadas para a transição de gerações. Dentre os principais aspectos que emergiram pelas falas, ressalta-se a necessidade de autonomia, a falta de planejamento, e o apoio familiar constante.

Biografia do Autor

Luana Hendges Escarban, Instituto Federal Farroupilha-Campus Santa Rosa

Especialista em Gestão e Negócios pelo Instituto Federal Farroupilha-Campus Santa Rosa (IFFAR-Campus Santa Rosa). Graduada em Administração pelo Instituto Federal Farroupilha-Campus Santa Rosa (IFFAR-Campus Santa Rosa). Atua como Auxiliar Administrativa. Endereço: Av. Cel. Bráulio de Oliveira, 1400 – Bairro Central, Santa Rosa/RS. E-mail: luanaescarban@hotmail.com

Nuvea Kuhn, Instituto Federal Farroupilha-Campus São Vicente do Sul

Mestra em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Cerro Largo (UFFS-Cerro Largo). Graduada em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Santiago). Docente no IFFAR-Campus São Vicente do Sul.

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Edição

Seção

Artigos