Desenvolvimento sustentável das cidades: entropia nos indicadores e o ranking das capitais e regiões brasileiras

Autores

  • Lucas Benedito Gomes Rocha Ferreira Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
  • Alice Carolina Ames Mestra em Ciências Contábeis pela FURB. Graduada em Ciências Contábeis pela FURB. Atua como Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela FURB.
  • Adriana Kroenke Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Ciências Contábeis pela FURB. Atua como Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis pela FURB.
  • Nelson Hein Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Atua como Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis pela FURB.

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i2.9880

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável das cidades, capitais brasileiras, entropia

Resumo

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) acompanha a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países membros da Organização das Nações Unidas. Nesse contexto, este estudo analisa os pesos dos ODS para determinar o ranking das capitais e regiões brasileiras por meio da Entropia Informacional. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 27 capitais, com dados de 2019 e obtidos do IDSC. Os resultados apontam que o ODS 15 (vida terrestre) foi o objetivo com maior peso e relevância informacional (54,54%). Por outro lado, o ODS 7 (energia limpa e acessível) foi o indicador com menor peso (0,01%). Quanto as capitais, Manaus (70,94), Palmas (54,77) e São Paulo (50,94) se destacam com os maiores desempenhos quanto a implementação dos ODS, enquanto Teresina (16,67), Macapá (15,12) e São Luís (13,76) apresentam os menores valores. Em relação as regiões, o Sul evidenciou a melhor pontuação média (43,13) e o Centro Oeste deteve o menor desempenho médio (24,98). O estudo contribui por apresentar direcionamentos sobre o apoio a decisão multicritério em ODS, os quais podem servir de base para o desenvolvimento de projetos de governança nessas cidades.

Biografia do Autor

Lucas Benedito Gomes Rocha Ferreira, Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

 

Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Atua como Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

E-mail: lbgrferreira@furb.br

Endereço: Rua Assis Figueiredo, 1315 – Vila Guaíra, Curitiba – PR, CEP 80630-280

Alice Carolina Ames, Mestra em Ciências Contábeis pela FURB. Graduada em Ciências Contábeis pela FURB. Atua como Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela FURB.

Mestra em Ciências Contábeis pela FURB.

Graduada em Ciências Contábeis pela FURB.

Atua como Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela FURB.

Adriana Kroenke, Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Ciências Contábeis pela FURB. Atua como Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis pela FURB.

Possui graduação em Matemática (2007), mestrado em Ciências Contábeis (2009) pela Universidade Regional de Blumenau e doutorado pelo Programa de Métodos Numéricos e Engenharia da Universidade Federal do Paraná (2014). Professora do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau desde 2010. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau. Suas pesquisas concentram-se na área de Análise Multivariada de Dados, Análise Decisória Multicritério e Avaliação de Desempenho. Integrante do grupo de estudos MULTIVAR vinculado ao Grupo Espaol de Decisión Multicrierio (GEDM).

Nelson Hein, Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Atua como Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis pela FURB.

Graduado em Ciências (1987) e em Matemática (1988) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, especialista em Ensino de Ciências / Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (1990). Mestrado (1994) e Doutorado (1998) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Pós-Doutorado pelo IMPA - Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2003) e pela Anderson School of Management da Universidade do Novo México (EUA), concluído em 2011. É professor do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau desde 1989. Atualmente é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau. Pesquisar Produtividade (PQ2) no período 2011 a 2019. Atual coordenador do DINTER PPGCC/FURB - UFF (Macaé).Tem experiência na área de Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estatística multivariada e análise decisória multicritério. Coordena o grupo de Estudos MULTIVAR vinculado ao Grupo Espaol de Decisión Multicrierio (GEDM).

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-08-03

Edição

Seção

Artigos