A pena por excelência

uma análise crítica sobre os fundamentos legitimadores da prisão como método punitivo à luz dos direitos da personalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v14i1.12500

Palavras-chave:

Criminologia Crítica, Direitos da Personalidade, Modo de Produção

Resumo

A dignidade da pessoa humana, como base axiológica do ordenamento jurídico, fundamenta a previsão de uma série de direitos dos quais dispõem todos os cidadãos. Em outras palavras, os direitos fundamentais e os direitos da personalidade possuem como base a clausula geral de dignidade da pessoa humana. O presente artigo aborda a categoria mais grave de violação a tais direitos (o crime) e o principal método de punição disposto pelo Estado: a prisão. Busca-se apresentar os fundamentos legitimadores da prisão como método punitivo para responder ao seguinte questionamento: quais sãos as razões que tornaram a pena de prisão o método punitivo por excelência? Muito embora o discurso iluminista que tomou conta dos movimentos penais reformistas do século XVIII tenha contribuído para a adoção da prisão, uma análise fundada nas concepções da criminologia crítica demonstra que a prisão se torna o método punitivo por excelência em razão da sua aderência ao modo de produção capitalista.

Biografia do Autor

Alexander de Castro, UniCesumar

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em ciências jurídicas da UniCesumar. Pesquisador bolsista do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Vinicius Basso Lopes, UniCesumar

Mestre em Ciência Jurídicas pela UniCesumar.

Referências

BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: introdução à sociologia do direito penal. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2011.

BATISTA, Nilo. Introdução crítica ao direito penal brasileiro. 11. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

BECCARIA, Cesare Bonesana, Marchesi di, Dos Delitos e das Penas. Tradução de J. Cretella Jr. e Agnes Cretella. 2. ed. rev., 2. tir. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999.

BECKER, Howard S. Outsiders: Estudos de sociologia do desvio. Editora Zahar, 2008.

CASTRO, Lola Aniyar de. Criminologia da reação social. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1983.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão: teoria do garantismo penal. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

MELOSSI, Dario, PAVARINI, Massimo. Cárcere e Fábrica: as origens do sistema penitenciário (séculos XVI-XIX). Rio de Janeiro: Revan, ICC, 2006.

RUSHE, Georg, KIRCHHEIMER, Otto. Punição e Estrutura Social. 2. ed. Editora Revan, 2004.

TAVARES, Juarez. Fundamentos de teoria do delito. 1. ed. Florianópolis: Empório do Direito, 2018.

TAVARES, Juarez. Crime: crença e realidade. Rio de Janeiro: Da Vinci Livros, 2021.

SANTOS, Juarez Cirino dos. Direito Penal: parte geral. 6. ed., ampl. e atual. – Curitiba/PR: IPCC Cursos e Edições, 2014.

SANTOS, Juarez Cirino dos. Criminologia: contribuição para crítica da economia da punição. 1. ed. Tirant lo Blanch, 2021.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 9. ed. rev. atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2011.

ZAFFARONI, Eugênio Raul. PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro: Parte Geral. 8. ed. Editora Revista dos Tribunais, 2010.

Downloads

Publicado

2026-05-18

Edição

Seção

Artigos