Do estado e do povo: sócio-arqueologia de um saber e de uma realidade

Autores

  • Paulo Ferreira da Cunha Bols. da FUNADESP na FADISP, FMU, FDUP (licenciado)

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v6i1.3534

Palavras-chave:

Estado, Elementos do Estado, Teoria Geral do Estado, Povo.

Resumo

Todos conhecem o “dogma trinitário” dos chamados elementos do Estado. Sempre têm sido apresentadas como sendo povo, território e poder político, ou expressões análogas. Propomo-nos aqui começar uma indagação sobre o seu contexto social e histórico da importância desses elementos, remetendo um pouco para todo o caráter mítico e de discurso legitimador que parece também representarem. E detendo-nos especialmente sobre o elemento “Povo”.

Biografia do Autor

Paulo Ferreira da Cunha, Bols. da FUNADESP na FADISP, FMU, FDUP (licenciado)

Doutor em Direito da Universidade Paris II (1992) e da Universidade de Coimbra (1995), por cuja Faculdade de Direito é também Mestre (1988) e Licenciado (1984). Agregado em Direito pela Universidade do Minho (2000), Pós-Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (2013). Primeiro Catedrático de Direito da FDUP, atualmente em licença para trabalho internacional.

Membro da Academia Brasileira de Direito Internacional, Academia Paulista de Letras Jurídicas e da Academia Europeia de Teoria do Direito, em Bruxelas, da Natural Law Society, Sócio Correspondente do Centro de Letras do Paraná, etc..

Publicou mais de 500 artigos e afins e mais de 100 livros. Tem estudos seus em castelhano, francês, italiano, inglês, alemão, chinês, etc. Blog de artigos na Univ. de Berkeley: http://works.bepress.com/pfc/

Downloads

Publicado

2018-03-12

Edição

Seção

Artigos