A utopia progressista em face do projeto político-econômico do buen vivir na América Latina

Autores

  • Diego Coimbra Universidade de caxias do Sul
  • Cleide Calgaro Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v5i2.3752

Palavras-chave:

Buen Vivir, Sumak Kawsay, Progresso, Desenvolvimento, América Latina.

Resumo

O presente artigo problematiza a relação progresso/desenvolvimento x buen vivir na América Latina, especialmente a partir da conformação dos postulados autóctones na edificação de uma nova ordem jurídica, com as Constituições plurinacionais e ecocêntricas do Equador e da Bolívia. Para tanto, pretende-se apresentar alígeras considerações acerca do ideário do progresso e de seu assentamento na América Latina; o surgimento de uma base ético-filosófica alternativa, de origem indígena que adentrou a esfera política até sua consolidação como regime de direito e projeto político e; o debate acerca das contradições que esse novo projeto enfrenta, notadamente pela manutenção das premissas neoliberais, relacionadas ao desenvolvimento, que se traduzem na atividade extrativista. O método utilizado é o analítico. Conclui-se que, a despeito do profalado avanço, em termos de projeto civilizacional alternativo, as premissas progressistas de dominação crescente da natureza e do próprio homem ainda se mantém incólumes e, que os objetivos político-econômicos dos países latinos mantiveram suas bases desenvolvimentistas, ainda que sob novas justificativas.

Biografia do Autor

Diego Coimbra, Universidade de caxias do Sul

Advogado. Mestrando em Direito (Bolsista CAPES) pela Universidade de Caxias do Sul. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa interdisciplinar em sustentabilidade, da Universidade de Caxias do Sul.

Cleide Calgaro, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

Doutora em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Pós-Doutora em Filosofia e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutoranda em Filosofia na Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Mestra em Direito e em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Atualmente é Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado - e na Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Metamorfose Jurídica”.  CV: http://lattes.cnpq.br/8547639191475261. E-mail: ccalgaro1@hotmail.com

Downloads

Publicado

2017-11-14

Edição

Seção

Artigos