Cidadania Regional Sulamericana: desafios e perspectivas de um projeto decolonial de efetivação de direitos humanos

Autores

  • Rosa Maria Zaia Borges Universidade Federal de Uberlândia - MG
  • Paula Zambelli Salgado Brasil Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v7i3.4947

Palavras-chave:

Cidadania Regional Sul-americana, Direitos Humanos, Integração Regional, Decolonialidade.

Resumo

O artigo problematiza as condições de possibilidade de construção do conceito de cidadania regional sul-americana, capaz de fazer face aos efeitos indesejáveis da globalização econômica. Desviando-se das concepções tradicionais a respeito da integração econômica e da construção de uma cidadania regional fundamentadas nas epistemologias do norte global, traz à tona uma discussão que possibilite a construção de um arcabouço político e jurídico condizente com a realidade dos países do sul. Como critério metodológico, vale-se de abordagem hermenêutico-linguística como forma de empoderamento da literatura (multidisciplinar) e dos tratados internacionais coletados e interpretados ao longo da pesquisa, procurando estabelecer, não um sentido “unívoco”, mas um sentido originário que estabeleça as condições de possibilidade para a discussão acerca dos desafios e perspectivas para a consolidação e efetiva fruição de uma cidadania regional sulamericana, com vistas à ampliação de políticas públicas uniformes de garantias dos direitos humanos, sob o aporte teórico das discussões decolonialistas.

Biografia do Autor

Rosa Maria Zaia Borges, Universidade Federal de Uberlândia - MG

Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia.

Paula Zambelli Salgado Brasil, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Doutora em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Edição

Seção

Artigos