Os reflexos da primeira infância no crescimento e desenvolvimento da criança na educação infantil

Autores

  • Veronica Jocasta Casarotto Mestranda do Programa de Pós Graduação em Gerontologia Biomédica - PUCRS
  • Cati Reckelberg Azambuja Docente Externa da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/EAD e Adjunta da Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES
  • Juliana Saibt Martins Docente Adjunta do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Franceliane Jobim Benedetti Docente Adjunta do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.18316/2150

Palavras-chave:

Reflexos, Crescimento e desenvolvimento, Educação infantil

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo avaliar crianças da primeira infância na educação infantil. Para atingir os objetivos propostos contamos com a colaboração de dez mães e bebês residentes no Município de Santa Maria/RS. Para sua realização, utilizamos pesquisa transversal com abordagem descritiva de cunho quanti-qualitativo. O instrumento metodológico utilizado foi um questionário procurando coletar informações pessoais da mãe e do bebê, além de avaliações dos reflexos dos bebês. As avaliações aconteceram no primeiro e no sexto mês. Os dados foram analisados através da estatística descritiva (média desvio-padrão e porcentagem). Das dez avaliações realizadas, três tiveram algum tipo de alteração. Dessas alterações, aquela que inspirara mais atenção é o reflexo tônico, pois esse aparece em torno do 3° mês sendo inibido no 6° mês, caso isso não ocorra pode alterar algumas tarefas como rolar, levantar, coordenação de olhos e mãos e alguns movimentos de girar.  Confiamos que ao frequentarem a educação infantil os bebês sejam estimulados, pois muitas vezes as mães por falta de informação não tem a percepção que o crescimento e desenvolvimentos dos bebês estejam atrasados.

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Publicado

2015-06-03

Edição

Seção

Artigos de Revisão