Alice e a escolha de um caminho possível entre a fantasia e a realidade: a utilização dos contos na clínica infantil

Autores

  • Denise Regina Quaresma da Silva Universidade Feevale
  • Isadora Machado Universidade Feevale
  • Letícia Dornelles Lacerda Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinariedade Porto Alegre RS
  • Lisiane Machado de Oliveira Menegotto

DOI:

https://doi.org/10.18316/2158

Palavras-chave:

Psicanálise de crianças, Contos infantis, Desenvolvimento infantil, Psicanálise

Resumo

Durante toda a sua vida, Freud (1996) sempre mostrou grande interesse pelos mitos e pelas histórias. Considerando-os como instrumentos de compreensão humana, possibilitou que uma nova via de acesso ao psiquismo fosse possível, unindo a arte e a Literatura. Descobriu que as histórias possibilitam o desenvolvimento de representações significativas para o sujeito, de modo que as suas considerações interferissem diretamente na forma como pensamos a psicanálise de crianças e alguns aspectos do desenvolvimento infantil na contemporaneidade, como a fantasia e os mecanismos de defesa. Através da utilização da técnica dos contos, este trabalho propõe uma discussão a respeito desta temática aplicada à clínica infantil, analisando os benefícios do conto no percurso terapêutico com crianças. Os preceitos metodológicos deste trabalho ancoram-se na pesquisa psicanalítica, através da construção de um caso, que caracterizou-se por atendimentos clínicos feitos a uma criança, de cinco anos, atendida em uma instituição de ensino na cidade de Porto Alegre/RS. Constatou-se, através da técnica dos contos, a capacidade que a criança tem para elaborar seus conflitos de forma simbólica através das histórias, que possibilitam a ela, também, o desenvolvimento de novas narrativas sobre a sua história.

Biografia do Autor

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade Feevale

Pós Doutora em Estdos de Gênero, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade

Isadora Machado, Universidade Feevale

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Feevale /RS.

Letícia Dornelles Lacerda, Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinariedade Porto Alegre RS

Psicóloga,  Especialista em Psicoterapia Psicanalítica da Infância e Adolescência. Psicoterapeuta do Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinariedade/ RS.

Downloads

Publicado

2015-06-03

Edição

Seção

Artigos de Revisão