Uso de Drogas no Contexto Familiar

Autores

  • Mariana Squefi Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Vanessa Trintin- Rodrigues Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Jéssica Limberger Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Andressa Wagner Moretti Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Bruna Hartmann Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Emanueli Ribeiro Beneton Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Ilana Andretta Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.28

Palavras-chave:

Drogas, Família, Transtorno Relacionado ao Uso de Substâncias

Resumo

Introdução: problemas familiares relacionados a usuários de drogas são apontados pela literatura, entretanto o tipo de droga utilizado por pais, mães e irmãos necessita ser discutido.

Objetivo: descrever o uso problemático de drogas por parte dos familiares, identificando o grau de parentesco e o tipo de droga utilizada e compreender suas características sociodemográficas.

Método: pesquisa quantitativa, transversal e descritiva. Amostra: participaram 128 usuários de drogas em tratamento de internação, sendo excluídos os que apresentassem transtorno psicótico e prejuízo cognitivo.

Resultados: a maioria dos participantes era solteiro, com baixa escolaridade e média salarial de até um salário mínimo. Os problemas familiares com o uso de drogas foram relatados por 85,15% (n=109) dos participantes. O uso problemático do álcool foi referido em sua maioria por parte do pai, o tabaco por parte da mãe e a cocaína por parte do irmão.

Conclusão: tais dados apontam que os problemas com drogas lícitas foram descritos pelos pais, e o uso de droga ilícita, pelos irmãos. Com isso, evidencia-se que ações de caráter preventivo devem focalizar os tipos de drogas utilizadas pelos familiares. Além disso, as mudanças necessárias ao usuário de drogas no tratamento também devem ser consideradas à família.

Downloads

Publicado

2016-11-25

Edição

Seção

Artigos Originais