Programa de desenvolvimento de uma equipe sob a perspectiva da educação permanente em saúde: relato de experiência

Autores

  • letiene ferreira gazineu da silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v5i1.2656

Palavras-chave:

Equipe, Desenvolvimento, Educação Permanente em Saúde

Resumo

Objetivo: este relato compartilha uma experiência de uma ação de educação realizada com uma equipe de líderes que integra uma área de apoio (de cunho não assistencial) de um hospital público universitário à luz da Educação Permanente em Saúde (EPS). A experiência foi a de facilitar o programa de desenvolvimento da equipe alvo, que tinha como propósitos iniciais: promover um espaço seguro para facilitar o desenvolvimento das lideranças da área como uma equipe integrada, propiciar o diálogo e a reflexão dos participantes sobre suas relações e interações e fortalecer os pontos positivos do time de líderes exercitando sua utilização efetiva no alinhamento das ações da equipe.

Métodos: trata-se de um relato de experiência realizado pela consultoria interna de gestão de pessoas de um hospital público e universitário.

Análise da experiência e considerações finais: a EPS trouxe contribuições instigantes e inspiradoras da valorização da experiência, dos potenciais e da ênfase do protagonismo de cada pessoa como autora de novos saberes, novas possibilidades. Além disso, a prática relatada indica a importância da implicação de todos os envolvidos no processo de educação e aprendizagem na saúde. Mais além, a análise da experiência aponta para possibilidades de melhoria em programas futuros.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência