Reabilitação cardiopulmonar e metabólica, uma prática interdisciplinar para saúde e qualidade de vida: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Kássia Fabiélen Soares Rocha Oliveira
  • Raquel dos Santos Ramos
  • Daniela Custódio Oliveira
  • Bruno Marcon
  • Patrícia da Silva Klahr FADERGS - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v5i1.2860

Palavras-chave:

Reabilitação, Pesquisa Interdisciplinar, Qualidade de Vida, Insuficiência Cardíaca

Resumo

Introdução: A Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM), é caracterizada pela integração de intervenções, denominadas ações não farmacológicas, assegurando melhores condições físicas, psicológicas e sociais aos pacientes com doença cardiovascular, pulmonar e metabólica.

Objetivo: Descrever a RCPM enfatizando a atuação interdisciplinar, para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Método: Propondo uma revisão de literatura, foi realizada nas bases de dados virtuais: PubMed, Portal Capes, Scielo, Bireme e Cochrane Library, uma busca por artigos científicos dos últimos dez anos, com os descritores: Reabilitação; qualidade de vida; pesquisa Interdisciplinar e insuficiência cardíaca.

Resultado: A RCPM possui quatro fases, objetivando o progresso  gradual da recuperação da saúde do paciente. As principais indicações para RCPM são: coronariopatia, insuficiência cardíaca, pneumopatia crônica, hipertensão arterial sistêmica, síndromes metabólicas, entre outras. Logo, as contraindicações são: angina instável, tromboflebite, embolia recente, infecção sistêmica aguda, entre outros. A equipe interdisciplinar na RCPM é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e nutricionistas.

Conclusão: É necessário uma equipe multidisciplinar que trabalhe de forma interdisciplinar e coletiva, para potencializar os benefícios da reabilitação, podendo oferecer uma assistência diferenciada ao paciente e contribuir para  melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Patrícia da Silva Klahr, FADERGS - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul

Mestra em Ciencias da Reabilitação pela UFCSPA;

Coordenadora do Curso de Fisioterapia da FADERGS;

Coordenadora da Pesquisa da Escola de Saúde da Fadergs;

Teacher in Laureate International University

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos de Revisão