Eletromiografia e controle postural em atletas de handebol e praticantes de musculação

Autores

  • Vinicius da Silva Lessa de Oliveira Centro Universitário Cenecista - UniCnec
  • Hyago Bernardes da Rosa Centro Universitário Cenecista - UniCnec
  • Igor Martins Barbosa Centro Universitário Cenecista - UniCnec
  • Lucas Souza Santos Centro Universitário Cenecista - UniCnec
  • Samuel Klippel Prusch Centro Universitário Cenecista - UniCnec
  • Luiz Fernando Cuozzo Lemos Centro Universitário Cenecista - UniCnec

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3255

Palavras-chave:

Equilíbrio, Eletromiografia, Atletas, Musculação

Resumo

Introdução: Uma forma de avaliar o controle postural, tanto unipodal como bipodal, é através da mensuração da atividade eletromiográfica de músculos de membros inferiores (bíceps femoral, reto femoral, vasto lateral, e gastrocnêmico medial).

Objetivos: Comparar o controle postural eletromiográfico bipodal e unipodal de atletas de handebol do sexo feminino com praticantes de musculação do mesmo sexo.

Metodologia: O controle postural foi avaliado através do teste de permanecer o mais imóvel possível durante 30 segundos, em apoio bipodal e unipodal direita.

Resultados: As atletas de handebol obtiveram maior ativação no músculo reto femoral na condição bipodal, e também para os quatro músculos avaliados na condição unipodal, enquanto que, para as praticantes de musculação a maior ativação foi encontrada apenas para os músculos reto femoral e gastrocnêmio medial na condição unipodal.

Conclusão: É possível concluir, com base no presente estudo, que a prática de modalidades esportivas distintas pode interferir, devido a especificidade da modalidade treinada, provocando alterações fisiológicas na manutenção do controle postural, avaliada através da eletromiografia.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos Originais