Caixa preta: o uso de metáforas para tratarmos temas delicados

Autores

  • Mar Aguiar Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Eduardo Carlos Tavares Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais - Instituto de Pós-Graduação Ciências Médicas de Minas Gerais. Professor do curso de especialização em Cuidados Paliativos.
  • Gláucia Rezende Tavares Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.3491

Palavras-chave:

Terminalidade, Morte, Luto, Tanatologia

Resumo

Contextualização: Nos acidentes aéreos a abertura da caixa preta é fundamental para esclarecer o ocorrido. Da mesma forma, o abrir da Caixa Preta metafórica, proposto neste relato, lida com a complementaridade de temas delicados, desafiantes e inquietantes numa articulação lúcida e reflexiva.

Objetivo: Estimular a reflexão sobre temas delicados de forma sensível, criativa, não impositiva.

Metodologia: A ideia de Abrir a Caixa Preta é oferecer uma sequência de imagens animadas e metafóricas, associadas a algumas palavras chave, convidando a uma interação reflexiva sobre temas delicados, em especial a fragilidade e terminalidade da vida. Em um primeiro momento são apresentadas imagens e palavras que trazem uma carga emocional negativa, que vão sendo colocadas dentro de uma caixa virtual e essa fica escura, pesada e se fecha. No segundo momento são mostradas imagens e palavras complementares aos temas tratados, sugerindo leveza e uma nova maneira de encarar os desafios da vida.

Resultado: Nossa experiência com essa forma de abordagem trouxe resultados significativos, que ajudaram pessoas a enfrentarem com sucesso suas dificuldades ao lidar com temas delicados, como demonstrado nas declarações pós-participação.

Conclusão: Parece-nos que a utilização de metáforas, organizadas na forma proposta, é de grande valia, como coadjuvante do processo de elaboração de transtornos secundários aos traumas emocionais.

Biografia do Autor

Mar Aguiar, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Intituto de Pós-Graduação Ciências Médicas de Minas Gerais. Coordenadora dos cursos de especilaização em Psico-oncologia e em Cuidados Paliativos.

Gláucia Rezende Tavares, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Intituto de Pós-Graduação Ciências Médicas de Minas Gerais. Coordenadora do curso de especilaização em Cuidados Paliativos.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência