Desenvolvimento de habilidades motoras: evidências de validade de um novo instrumento de medida

Autores

  • Gabriel Henrique Treter Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois- Rivières
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.3587

Palavras-chave:

Validade, Fidedignidade, Treinadores, Competição

Resumo

Introdução: O desenvolvimento de habilidades motoras é um dos conteúdos mais lembrados pela literatura relacionada à pedagogia do esporte.

Objetivo: Testar o modelo quadridimensional – Orientação ao Aperfeiçoamento (OA), Orientação à Conformação (OC), Orientação a Adequação ao Estágio Motos (OAEM) e Orientação a Práticas Variadas (OPV) – avaliado pela Escala sobre o Desenvolvimento de Habilidades Motoras no Contexto de Competições Esportivas (EDHMCCE-14) – através dos princípios métricos de análises fatoriais e consistência interna.

Método: Foi utilizada uma amostra de 108 participantes de 20 a 61 anos, de ambos os sexos, treinadores esportivos.

Resultados: Os resultados das análises fatoriais exploratória (explicando cerca de 50% da variância total do construto) e confirmatória (GFI = 0,89; AGFI = 0,83; x2/gl = 1,424; RMSEA = 0,063; PCLOSE = 0,220; CFI = 0,934) permitem concluir que o modelo testado confirmou a existência de 4 dimensões (OA, OC, OAEM, OPV). Os resultados do estudo de consistência interna obtidos pelo cálculo alpha de Cronbach (0,67 a 0,73), asseguram a relativa precisão das dimensões medidas e a confiabilidade de sua utilização aos objetivos a que se propõe.

Conclusão: Novos estudos devem explorar/testar outras importantes qualidades métricas deste instrumento (validade de conteúdo e fidedignidade teste-reteste, entre outras).

Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Processo nº 88881.135861/2016-01).

Biografia do Autor

Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Educação Fìsica (UFRGS); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Pós-graduação em Gestão Esportiva (Universität Leipzig); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS).

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Université du Québec à Trois- Rivières

Professor da Université du Québec à Trois-Rivières, Departamento de psicologia. Graduação em Psicologia (PUCRS); Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS); Doutor em Psicologia (Université de Montréal); Pós-doutorados realizados na Université de Montréal e na Université de Sherbrooke.

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Educação Física, PPG em Ciências do Movimento Humano. Licenciado em Educação Física (UFRGS); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Doutor em Ciências do Desporto (Univesidade do Porto).

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

Artigos Originais