Intervenções não farmacológicas no controle da dor em cuidados intensivos neonatais

Autores

  • Charlene Garcia Pires
  • Clarissa Bohrer da Silva
  • Déborah Bulegon Mello
  • Joséli do Nascimento Pinto

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i2.3666

Palavras-chave:

Dor, Cuidados de Enfermagem, Neonato

Resumo

Objetivo: identificar as evidências disponíveis acerca das intervenções de enfermagem desenvolvidas frente à dor aguda em neonatos.

Metodologia: Revisão integrativa desenvolvida em junho de 2014 nas bases de dados LILACS, PUBMED, SCOPUS e na plataforma Web of Science com os descritores “Dor”; “Neonato” e “Cuidados de enfermagem”, a qual buscou toda a produção oriunda das bases, totalizando 33 estudos.

Resultados e Discussão: Evidenciaram-se as intervenções: administração de glicose ou sacarose e a sucção não nutritiva; posicionamento adequado, contenção de forma confortável, acalento e aconchego; contato pele-a-pele, o toque e a manipulação mínima; sucção nutritiva; método Mãe Canguru; redução de estímulos ambientais; conversa ou vocalizações suaves; musicoterapia e/ou massagem; aplicação de calor/frio; evitar o uso acentuado de fragrâncias; envolvimento familiar e colaboração entre enfermeiros e médicos.

Conclusão: a produção do conhecimento acerca das intervenções não farmacológicas para o alívio da dor em neonatos é escassa.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Edição

Seção

Artigos de Revisão