Percepções e Dificuldades dos Usuários de uma Unidade Básica de Saúde sobre o Exame de Rastreamento do Câncer de Próstata

Autores

  • Cassia Maria Camargo Otton Centro Universitário Cenecista de Osório
  • Débora Biffi Centro Universitário Cenecista de Osório
  • Vinicius Rodrigues Ribeiro Centro Universitário Cenecista de Osório

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v6i2.3759

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde do Homem, Prevenção a Saúde

Resumo

Introdução: O câncer de próstata é considerado o câncer da terceira idade, sendo que grande parte dos eventos no mundo incidem a partir dos 65 anos.

Objetivo: Identificar as percepções da população masculina sobre o rastreamento do câncer de próstata em uma Unidade Básica de Saúde do município de Imbé/RS durante a campanha do novembro azul de 2016.

Metodologia: Pesquisa de caracter qualitativo, realizada em uma Unidade de Atenção Básica do município de Imbé/RS, através da utilização de um quetionário semi estruturado empregado em 15 participantes da campanha do Novembro Azul, analisadas a partir de Glaser.

Resultados e discussões: O machismo e o preconceito foram evidenciados nitidamente, ocasionando o distanciamento do usuário dos serviços de saúde. A maioria da amostra entrevistadapossuiapouco entendimento com relação ao câncer de próstata. O usuário deve sentir-se membro integrante da Unidade Básica de Saúde onde frequenta, tornando-se parte competente da sua própria saúde.

Biografia do Autor

Cassia Maria Camargo Otton, Centro Universitário Cenecista de Osório

Graduanda em enfermagem do Centro Universitário Cenecista de Osório/RS

Débora Biffi, Centro Universitário Cenecista de Osório

Docente daCentro Universitário Cenecista de Osório, Mestra em Enfermagem ênfase em saúde mental e Doutorando Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vinicius Rodrigues Ribeiro, Centro Universitário Cenecista de Osório

Graduando em enfermagem do Centro Universitário Cenecista de Osório/RS.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos Originais