A percepção dos idosos sobre HIV/AIDS no município de Garanhuns/PE

Autores

  • Tathyana Semirámys Albuquerque Silva Vasconcelos
  • Wanessa da Silva Gomes Universidade de Pernambuco
  • Renata Alves Galindo
  • Silvia Carréra Austregésilo

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v6i2.3914

Palavras-chave:

AIDS, Idoso, Educação em Saúde

Resumo

Contextualização: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). É uma doença silenciosa que possui grande relevância para população idosa.

Objetivo: Este estudo objetivou analisar os conhecimentos sobre o HIV/AIDS na população de idosos usuários do SUS no município de Garanhuns/PE.

Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no mês de junho de 2014, através de entrevistas com idosos assistidos em 3 Unidades de Saúde da Família (USF) situadas na zona urbana do município de Garanhuns/PE.

Resultados: Os resultados mostraram que os idosos tinham um conhecimento escasso sobre o assunto, alguns discriminavam o portador de HIV/AIDS, outros associavam a doença ao câncer, e mesmo aqueles que conheciam a importância do uso da camisinha, para prevenção da contaminação pelo vírus, relataram nunca ter usado.

Conclusões: Conclui-se com este estudo que os resultados alertam para a necessidade de a Estratégia Saúde da Família proporcionar ações voltadas ao público idoso, com o objetivo de orientá-los para prevenção do HIV/AIDS e outras DST’s, promovendo Educação em Saúde e debatendo temas relacionados à sexualidade.

Biografia do Autor

Tathyana Semirámys Albuquerque Silva Vasconcelos

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns).

Wanessa da Silva Gomes, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Doutoranda em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz  Pernambuco (Fiocruz - PE). mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professora Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns).  

Renata Alves Galindo

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns) e Especialista em Obstetrícia pelo CEFAPP.Enfermeira graduada pela FAEB

Silvia Carréra Austregésilo

Cirurgiã-dentista. Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. 

Downloads

Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Artigos Originais