Qualidade de vida e estado nutricional de adolescentes em uma escola particular em Fortaleza, Ceará

Autores

  • Monique Simões Fontoura Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Rafaella Maria Monteiro Sampaio Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Francisco Regis Da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francisco José Maia Pinto Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i2.4430

Palavras-chave:

Adolescentes, Qualidade de Vida, Estado Nutricional, Avaliação Nutricional

Resumo

Objetivo: Descrever a qualidade de vida e o estado nutricional de adolescentes de uma escola particular em Fortaleza, Ceará.

Método: Estudo transversal, de base escolar, desenvolvido com estudantes de uma escola particular, com idade entre 13 e 19 anos. Foram aplicados questionários referentes à frequência alimentar, qualidade de vida, dados socioeconômico e avaliação nutricional.

Resultados: Verificou-se que a maioria (11; 52,4%) das meninas tinham idade entre 13 e 14 anos; já a maioria dos meninos (13; 44,8%) tinha entre 15 e 16 anos. Verificou-se um maior percentual de excesso de peso (sobrepeso e obesidade) nas meninas (8; 38,1%) em relação aos meninos (7; 24,2%). A partir da classificação do questionário de frequência alimentar, a maioria (33; 66,6%) dos adolescentes foram classificados com alimentação péssima. Quanto a classificação da qualidade de vida, os meninos apresentaram uma maior qualidade de vida (26; 89,6%) em relação às meninas (10; 47,6%).

Conclusões: A análise do estado nutricional revelou maior prevalência de sobrepeso no sexo feminino. O sexo masculino apresentou melhor qualidade de vida entre as variáveis analisadas quando comparada ao sexo feminino.

Biografia do Autor

Monique Simões Fontoura, Centro Universitário Estácio do Ceará

Nutricionista. Centro Universitário Estácio do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Rafaella Maria Monteiro Sampaio, Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Centro Universitário Estácio do Ceará

Nutricionista. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e do Centro Universitário Estácio do Ceará

Francisco Regis Da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Nutricionista. Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Francisco José Maia Pinto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP); Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-07-03

Edição

Seção

Artigos Originais