Avaliação microbiológica de águas de poços artesianos em propriedades rurais no município de Colorado do Oeste – Rondônia

Autores

  • Jaiane Ataísla Eliodorio Zamilian Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena - UNESC/FAEV
  • Gabriel Paciencia de Paula
  • Ataíslei Andrielli Eliodoro Zamilian

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.4606

Palavras-chave:

Água Artesiana, Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes, Consumo Humano

Resumo

Introdução: Elemento indispensável a todos os seres vivos, a água constitui o insumo essencial à preservação da vida no planeta. Quando contaminada, torna-se capaz de veicular agentes infecciosos ou substâncias capazes de agredir a saúde do homem. Para o consumo humano, a saúde pública requer água potável e segura. As Coliformes totais e as Coliformes Termotolerantes, em especial a Escherichia coli, são um dos patógenos mais comumente associados à veiculação hídrica.

Objetivo: Avaliar a qualidade microbiológica da água de poços artesianos de propriedades rurais do município de Colorado do Oeste, Rondônia.

Materiais e métodos: Foi analisada a água de poços artesianos de dez propriedades rurais, avaliando-se a sua qualidade microbiológica quanto à presença do grupo dos coliformes, a partir do Método do Número Mais Provável. Questionários a respeito da qualidade da água artesiana foram aplicados aos proprietários para relacionar os resultados microbiológicos obtidos com as atividades antrópicas do seu entorno.

Resultados: Observou-se a contaminação de três poços artesianos por Coliformes Totais e Escherichia coli.

Conclusão: Esta realidade refuta em parte a opinião dos proprietários, que consideravam essas águas como saudável e potável para o consumo humano, ressaltando a importância da avaliação e do monitoramento microbiológico dessas fontes e o cuidado com os corpos de água.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

Artigos Originais