A escuta ativa como estratégia de humanização da assistência em saúde

Autores

  • Maria José Santos Oliveira Enfermeira, mestranda do programa de pós graduação em saúde e desenvolvimento humano
  • Andressa de Souza Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano – Universidade La Salle, Canoas/RS.
  • Prisla Ãœcker Calvetti Psicologa. Pós- Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS
  • Lidiane Isabel Filippin Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano – Universidade La Salle, Canoas/RS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v6i2.4732

Palavras-chave:

Violência, Enfermagem, Assistência em Saúde, Humanização

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência da assistência em saúde prestada a pacientes vítimas e/ou agressores da violência urbana, no cuidado hospitalar.

Métodos: Trata-se de relato de experiência da assistência em saúde prestada aos jovens, vítimas ou agressores, da violência urbana no cuidado hospitalar.

Resultados: Essa interação profissional-usuário por meio do acolhimento e escuta ativa demonstrou que a assistência em saúde, além de realizar procedimentos técnicos e utilizar recursos de alta tecnologia, tem o desafio de diminuir a distância entre o profissional e o paciente na perspectiva de tornar a assistência de saúde integral e humanizada.

Conclusão: A partir da experiência vivenciada foi possível perceber que a assistência profissional precisa considerar os aspectos singulares da história de vida do paciente. Esse entendimento impacta no modo como a assistência de saúde é prestada pelos profissionais, exigindo que práticas e estratégias escolhidas se diversifiquem e possam ultrapassar a abordagem biomédica para um modelo biopsicossocial.

Biografia do Autor

Maria José Santos Oliveira, Enfermeira, mestranda do programa de pós graduação em saúde e desenvolvimento humano

Enfermeira Hospital Moinhos de Vento 

 

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Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência