Perfil Motor de Lactentes Nascidos no Município de Coari/AM

Autores

  • Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça Universidade Federal do Amazonas
  • Eric Brasil Gonçalves Universidade Federal do Amazonas
  • Michelle Alexandrina dos Santos Furtado Universidade Federal do Amazonas
  • Christian Caldeira Santos Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v6i3.4847

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Deficiência do Desenvolvimento, Fatores de Risco

Resumo

Introdução: No primeiro ano de vida infantil, as etapas do desenvolvimento motor (DM) progridem de movimentos simples e desorganizados para movimentos mais complexos e voluntários, estando as crianças suscetíveis aos riscos biológicos e ambientais, o que pode alterar o DM infantil.

Objetivo: Avaliar o DM de lactentes cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Coari, Amazonas, e apresentar os possíveis fatores de risco para o DM atípico.

Método: Estudo descritivo observacional transversal, com amostragem intencional e não probabilística, em que lactentes cadastrados em uma UBS foram avaliados utilizando questionários de variáveis clínicas, socioeconômicas, ambientais e aplicação da Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS).

Resultados: Foram avaliados 42 lactentes, dos quais 92,9% apresentaram desempenho motor normal. A baixa renda familiar e reduzida escolaridade dos pais foram achados predominantes, porém sem interferências no DM. As doenças pregressas mais frequentes foram: pneumonia, infecção urinária, diarreia, malária, catapora, infecção intestinal e coqueluche. Nenhuma criança frequentava creches no período da avaliação.

Conclusão: A maioria dos lactentes, pertencentes da UBS, do bairro Pêra, em Coari/AM, possuíram o DM adequado, segundo avaliação da AIMS, mesmo eles apresentando alguns fatores de risco para o DM, como prematuridade e baixos níveis de renda e escolaridade dos seus pais.

Biografia do Autor

Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça, Universidade Federal do Amazonas

Fisioterapeuta, Prof.ª do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FFEF.

Eric Brasil Gonçalves, Universidade Federal do Amazonas

Fisioterapeuta formado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari/AM.

Michelle Alexandrina dos Santos Furtado, Universidade Federal do Amazonas

Fisioterapeuta, Prof.ª do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FFEF.

Christian Caldeira Santos, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Fisioterapeuta, Prof. Me. do Curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

Artigos Originais