Habilidade Social de Falar em Público dos Universitários: Revisão de Literatura

Autores

  • Bárbara Cintra Universidade Federal do Amazonas
  • Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.5375

Palavras-chave:

Ansiedade, Habilidades Sociais, Falar em Público, Universitários

Resumo

A transição para a universidade pode ser um desafio aos estudantes, pois exige que detenham aptidões afim de atender a demandas interpessoais. Nesse contexto, ocasionalmente, há eventos que requerem o comportamento de falar em público, o que dificulta o desempenho de alguns discentes. Este estudo teve por objetivo averiguar a ansiedade dos universitários na expressão da habilidade social de falar em público. O método utilizado foi a revisão da literatura nacional de artigos, dissertações e teses publicadas nos últimos dez anos nas bases de dados da Capes, Dedalus USP, BDTD, BVSPsi, Google Acadêmico, Lilacs, PubMed, Pepsic e Scielo, com os descritores “habilidades sociais”, “falar em público” e “universitários”. Foram encontradas 32 (trinta e duas) referências, e, destas, 15 (quinze) materiais foram selecionados para a composição deste estudo. Constatou-se que o alto nível de ansiedade nos universitários ao falar em público pode apresentar diferentes causas e prejudicar a qualidade de vida dos alunos, além de indicar possíveis transtornos mentais. Ademais, observou-se, também, a escassez de pesquisas acerca de outras emoções relacionadas ao comportamento de exposição e a necessidade de ampliação dos estudos sobre a temática para as demais regiões do país.

Biografia do Autor

Bárbara Cintra, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas.

Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2005) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP-RP (2010). Coordenadora do Grupo de Estudos em Terapias cognitivas-comportamentais (TCC) e Terapia dos Esquemas (TE). Coordenadora do LaBICC (Laboratório de Intervenções em Ciências Cognitivas). Participante do Grupo de Trabalho "Processos, Saúde e Investigação em uma perspectiva Cognitivo-Comportamental" na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro e 2a. Diretora da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH) Gestão 2017-2019. Atualmente é professora da Universidade Federal do Amazonas, docente da Faculdade de Psicologia e da Faculdade de Ciências da Saúde, e professora visitante da Faculdade Martha Falcão DVry. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Psicologia da saúde, com ênfase em TCC e Terapia dos Esquemas (TE), atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da saúde e hospitalar, atendimento a comunidades, políticas públicas em saúde e educação, violências, ansiedade e depressão, psicopatologia, habilidades sociais.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão