Intervenções de educação alimentar e nutricional para mulheres adultas que frequentam um espaço de dança em Esteio/RS: relato de experiência.

Autores

  • Vanessa Backes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Júlia Helena Schuh Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Andréia Dias Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Marla Dapper Rocha Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.5451

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Mulheres, Saúde do Adulto, Comportamento Alimentar, Consumo Alimentar, Relato Experiência

Resumo

Introdução: Ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) podem auxiliar indivíduos na construção de novos conhecimentos, orientando-os a uma prática favorável de comportamentos preventivos.

Objetivo: Elaborar ações de educação alimentar para mulheres adultas que participam de aulas de dança em um espaço na cidade de Esteio/RS, apresentando oficinas como estratégia de intervenção nutricional e propondo novas experiências alimentares.

Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência. A população do estudo constituiu-se por 12 mulheres com idade entre 30 e 60 anos. Ocorreram quatro encontros, um de diagnóstico, e nos outros desenvolveram-se as intervenções de EAN; a primeira baseou-se nos dez passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira, a segunda foi apresentado e explicado as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) e por último desenvolveu-se preparações culinárias práticas do cotidiano.

Resultados: As participantes manifestaram interesse e impressionaram-se com as PANC. Identificou-se curiosidade e conhecimento sobre assuntos relativos à nutrição, tendência de mudança do comportamento alimentar e avaliações positivas das intervenções.

Conclusões: A EAN é um método muito utilizado e com desfechos majoritariamente positivos quando relacionados à promoção de saúde. No presente estudo pode-se afirmar que os resultados encontrados responderam positivamente ao objetivo do estudo.

Biografia do Autor

Vanessa Backes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Nutricionista, concursada pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em Saúde Coletiva

Júlia Helena Schuh, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Graduanda do curso de Nutrição

Andréia Dias Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Graduanda do curso de Nutrição

Marla Dapper Rocha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Graduanda do curso de Nutrição

Downloads

Publicado

2020-06-03

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência