Os benefícios da plataforma vibratória na melhora dos déficits neuromusculares do envelhecimento: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v7i3.5943

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idosos, Vibração do Corpo Todo, Força Muscular

Resumo

Objetivo: Analisar os resultados de estudos que descrevem os efeitos da plataforma vibratória na melhora dos sintomas do envelhecimento, em especial aos déficits neuromusculares, verificando os benefícios deste tipo de tratamento.

Materiais e Métodos: Revisão narrativa da literatura. A busca foi realizada nas bases de dados Scielo, Pubmed, Medline, PeDro, Science Direct e Google scholar por publicações entre 2007 a 2018, nos idiomas inglês e português, usando as seguintes palavras chaves: Envelhecimento, Idosos, Vibração do corpo todo e seus correlatos em inglês.

Resultados: Foram encontrados 139 artigos que continham o tema principal plataforma vibratória, sendo excluídos aqueles que não apresentavam de forma clara a abordagem fisioterapêutica e artigos de revisão.

Conclusão: O presente estudo se deparou com excelentes resultados em relação aos ganhos obtidos com a utilização da plataforma vibratória na população idosa. Podemos citar entre os principais desfechos a melhora do equilíbrio, ganho de força, melhora na execução de teste funcional como o TC6 e melhora da qualidade de vida. Os resultados por si só já comprovam que a utilização da PV é benéfica no processo do envelhecimento.

Biografia do Autor

Silvio Maria dos Santos

Fisioterapeuta graduado pelo Centro Universitário FADERGS, membro do grupo de pesquisa GEReab (UFCSPA). Atua na clínica PROTRAUMA nas áreas da traumatologia e desportiva e também no tratamento das disfunções temporomandibulares.

 

Downloads

Publicado

2019-10-30

Edição

Seção

Artigos de Revisão