Variáveis sociodemográficas como fatores intervenientes na motivação, autoestima e insatisfação corporal de idosas praticantes de hidroginástica

Autores

  • Daniel Vicentini Oliveira
  • Mateus Dias Antunes
  • Adrieli Camila Jordão
  • Rogéria Vicentini Oliveira
  • Gabriel Lucas Morais Freire
  • Sônia Maria Marques Gomes Bertolini
  • José Roberto Andrade Nascimento Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6021

Palavras-chave:

Envelhecimento, Motivação, Atividade motora, Psicologia do esporte

Resumo

Objetivo: comparar a motivação, autoestima e insatisfação corporal de idosas praticantes de hidroginástica em função das variáveis sociodemográficas.

Materiais e métodos: pesquisa transversal a qual participaram 70 idosas, que responderam a escalas de Autoestima de Rosemberg e Silhueta de Stunkard e o Exercise Motivation Inventory-2. Os dados foram analisados por meio dos testes Kolmogorov-Smirnov, “U” de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis (p<0,05).

Resultados: As idosas mais jovens apresentaram maior autoestima do que as mais velhas. As que não possuem companheiro são mais motivadas para a prevenção de doenças, aparência física e controle do estresse em detrimento às idosas com companheiro. As com renda mensal de até dois salários mínimos e as aposentadas apresentaram escore superior em todos os fatores de motivação. As idosas com ensino fundamental completo são mais motivadas para condição física, controle do peso, aparência física e diversão do que as com ensino fundamental incompleto e médio completo.

Conclusão: Concluiu-se que o estado conjugal, renda mensal e escolaridade são fatores intervenientes na motivação para o exercício das idosas, enquanto a idade demonstrou ser interveniente na autoestima.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos Originais