Associações entre habilidades motoras grossas e rendimento acadêmico de escolares brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i1.6160

Palavras-chave:

Habilidade motora, desempenho acadêmico, escolares

Resumo

Introdução: Atrasos nas habilidades motoras podem prejudicar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Por outro lado, habilidades motoras bem desenvolvidas auxiliam o funcionamento cognitivo de crianças.

Objetivo: Analisar as associações entre habilidades motoras grossas e rendimento acadêmico em escolares brasileiros.

Método: A amostra foi composta por 929 crianças de ambos os sexos (5 a 11 anos). Foram realizadas medidas antropométricas (peso, estatura, circunferência abdominal) e as habilidades motoras foram mensuradas pelo de Teste KTK. O nível habitual de atividade física foi avaliado por meio de questionário e o desempenho acadêmico por registros escolares.

Resultados e Conclusões: demonstraram que escolares com coordenação motora boa ou muito boa apresentam 7,9 mais chances de obter conceito acadêmico bom ou excelente em língua portuguesa e matemática quando comparados a estudantes com perturbação ou insuficiência motora. Conclui-se que, ocorreu uma relação positiva entre habilidades motoras grossas e rendimento acadêmico de escolares.

Biografia do Autor

Leonardo Gasques Trevisan Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF/ Doutor

Profissional de Educação Física graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2007, especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos para Grupos Especiais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2009, mestre em Educação Física na área de Atividade Física Adaptada - UNICAMP (2011) e doutor em Educação Física na área de Atividade Física Adaptada - UNICAMP (2015). Atuou como docente do Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) de 2011 a 2016, responsável pela disciplinas: Educação Física Adaptada no curso de Educação Física e, Prática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (PIESC) no curso de Medicina. Atualmente é membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira e revisor da revista Arquivos em Movimento. É docente adjunto em regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), lotado no colegiado de Educação Física, atuando nas disciplinas Educação Física Adaptada e Estágio Curricular Obrigatório. Exerce função de coordenador do Colegiado Acadêmico de Educação Física (UNIVASF), atua como suplente na Câmara de Ensino, membro do Núcleo Estruturante Docente do curso de Educação Física, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA/UNIVASF) e integrante permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UNIVASF, desde 2016, ministrando a disciplina de Didática no Ensino Superior. Possui 18 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, 1 livro e 6 capítulos de livros. Já realizou a orientação de 02 discentes de iniciação científica, 01 de mestrado em andamento e 17 trabalhos de conclusão de curso na área da Educação Física. Desde 2009, participou de 09 projetos de pesquisa, na função de coordenador em 04 destes. Atua principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, esporte paralímpico e comportamento motor. Possui como canal de comunicação o e-mail: leonardo.gasques@univasf.edu.br

 

Hiandra da Silva Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF/ Mestranda

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Atualmente é aluna de pós-graduação Stricto sensu, - nível mestrado académico em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada - GEPAFA. Com experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Educação Física Adaptada, Educação Infantil e Terceira Idade.

Anderson Bençal Indalécio, Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV/Doutorando

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, é licenciado em Educação Física (UNIFEV), Pedagogia (UNOPAR) e Filosofia (UNIMES). Possui especializações na área da Educação. Professor de Educação Física - CREF 54863-G/SP - efetivo na Rede Municipal de Ensino de Votuporanga desde 2007, atualmente designado Assessor Pedagógico junto a Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga/SP. Atua como docente nos cursos de licenciatura e bacharelado no Centro Universitário de Votuporanga - UNIFEV. Coordena o Programa de Extensão UNIFEV 360º - Inovação no Ensino e Metodologias Ativas. Fundador e gestor dos sites educacionais MundoNativoDigital.com e Brinquedistas.com. Proprietário da Ethos Consultoria Educacional. Trabalha como formação continuada de Professores e Educadores possui experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias Ativas; Tecnologias Educacionais e Linguagens; Educação Dialógica; Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento Cultural da Criança; Gerações Humanas; Educação Física Escolar; Educação Lúdica e Formação de Professores.

 

Fábia Freire, Faculdade de Educação Física – UNIPAR/Doutora

Doutora em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP, Mestra em Atividade Física, Adaptação e Saúde pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP (2012). Especialista em Atividade Motora Adaptada pela UNICAMP/SP (2003) e Educação Especial pela Faculdade de Educação São Luis (2009). Graduada em Licenciatura em Pedagogia (2012) e Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade Integrada de Educação Física e Técnicas Desportivas de Guarulhos (2000).

Elionaldo Bringel Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF/ Mestrando

Elionaldo Bringel de Lima é Graduado em Educação Física, pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada ? AESET/FAFOPST (2011.1). Especialista em Educação Física Escolar, pela Faculdade Integradas de Patos - FIP (2012.1)Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE pela FAVENI (2016.2) E Pós Graduado e Psicopedagogia pelo Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia de Votuporanga ( 2018.1). Atualmente é Professor efetivo das Secretarias Municipais de Educação das Cidades de Juazeiro - BA e Santa Maria da Boa Vista - PE. Ministrou as disciplinas de Educação Física Adaptada, Metodologia do Ensino da Ginástica, Didática Aplicada a Educação Física no Curso de Licenciatura em Educação Física, pela Montenegro. Possui Experiência em Educação Física Adaptada, Ensino Fundamental, Médio e Jovens e Adultos. Mestrando em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF. Linha de Pesquisa; Aspetos Psicossociais e Motores do Desenvolvimento Humano. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA/UNIVASF). Vencedor da Etapa Estadual do Prêmio Professores do Brasil 2017 e Vencedor da Etapa Especial, ficando entre os 05 professores de Educação Física da Educação Básica do País, na temática: Esporte como estratégia de aprendizagem (PPB 2017) Vencedor da etapa Estadual do Prêmio Professores do Brasil e da Temática: Educação Empreendedora (2018). E Autor do Livro Dialogando Sobre o Ensino da Educação Física: Lutas na Escola.

Natanael Pereira Barros, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF/ Mestre

Possui licenciatura plena em educação física,mestre em educação física pelo programa de pós graduação em educação física-PPGEF da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) e especialista em educação física escolar,com ênfase em educação física adaptada. Atualmente é profissional de educação física do Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF na Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro-BA, professor do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora-Petrolina( licenciado) e presidente da APA-PETROLINA( Associação Petrolinense de Atletismo). Foi coordenador dos jogos paralímpicos de Pernambuco-Regional Sertão de 2000 até 2016. Coordenou a delegação paralímpica de Petrolina nos jogos paraesportivos de Pernambuco na fase final da competição. Chefe da delegação paralímpica da APA-PETROLINA nas etapas regionais e nacionais realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro-CPB. É Integrante do grupo Grupo de Estudos em Atividade Física Adaptada-GEPAFA. Em 2013 recebeu homenagem da Secretaria de Esportes do estado de Pernambuco pelos relevantes serviços prestados a frente dos jogos paradesportivo de Petrolina.Tem experiência na área de educação física adaptada, esporte paralímpico e gestão de eventos esportivos.

José Irineu Gorla, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Estadual de Londrina -UEL (1987), especialização em Avaliação da Performance Motora pela UEL, Mestrado e doutorado em Educação Física na área de Atividade Física, Adaptação e Saúde pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Pós_doutorado na faculdade de Medicina da UNICAMP. Atualmente é professor Livre Docente do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada.Coordenador do Laboratório de Avaliação Física em exercício e esporte adaptados-LAFEA da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. É professor do programa de pós-graduação da UNICAMP , orientador de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação da FEF/UNICAMP. Coordenador dos grupos de pesquisa: avaliação motora adaptada-GEPAMA; grupo de estudos em esportes para pessoas com Paralisia Cerebral e Grupo de Pesquisa em Exercício Físico e Lesão da Medula Espinhal. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física e Esporte Adaptado, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação motora adaptada, validação de testes motores para esporte adaptado, Coordenação motora-teste KTK, antropometria e composição corporal em lesados da medula espinhal.Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz -UNICAMP(2016).

Downloads

Publicado

2020-03-06

Edição

Seção

Artigos Originais