Interações familiares em um contexto de Depressão Pós-Parto: percepção das mulheres

Autores

  • Letícia Amico Marques Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0002-0203-0946
  • Mara Regina Santos da Silva Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
  • Adriane Maria Netto de Oliveira Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6164

Palavras-chave:

Depressão Pós-Parto, Família, Relações Familiares, Apoio Social, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção das mulheres acerca das interações familiares após a manifestação dos sintomas da Depressão Pós-Parto.

Métodos: estudo exploratório, descritivo e qualitativo desenvolvido com 11 mulheres com sintomas de depressão pós-parto na Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo. Dados coletados de agosto a setembro de 2015 com entrevista semiestruturada e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Respeitada a Resolução 466/2012 do CNS, o estudo recebeu parecer 62/2012 do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande. Todas as participantes assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Resultados: três categorias: a manifestação dos sintomas de Depressão Pós-Parto antes e após o parto, que aborda os momentos de descoberta dos sintomas e sua influência na familia; a Depressão Pós-Parto como uma barreira para a construção de relações familiares saudáveis, que evidencia os conflitos familiares advindos do quadro depressivo; e a Depressão Pós-Parto como motivadora para o fortalecimento da relação com a família, que demonstra motivação para o apoio frente às dificuldades.

Considerações Finais: a sintomatologia depressiva interfere nas interações familiares. Na maioria dos casos negativamente, acarretando conflitos e afastamento, em outros, de forma positiva, considerando os mecanismos para a superação das adversidades.

Biografia do Autor

Letícia Amico Marques, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos Originais