Resistência Antimicrobiana e os Impactos na Sociedade

Autores

  • Caroline da Silva Machado Centro Universitário de Cenecista de Osório- UNICNEC

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6351

Palavras-chave:

Antibióticos, Bactéria, Impactos, Resistência, Sociedade

Resumo

Introdução: A resistência antimicrobiana é considerada um problema de saúde mundial e nos últimos anos vem gerando ameaça para o tratamento de infecções. Em vista disso, se faz necessário adotar medidas de cuidado na utilização, bem como na prescrição de Antibióticos. 

Objetivo: Dessa maneira, busca-se identificar o que ocasiona o uso indiscriminado de antibióticos e a ocorrência de resistência antimicrobiana, evidenciar os impactos que esse desequilíbrio ocasiona na sociedade e alertar sobre a relevância de adotar medidas profiláticas. 

Metodologia: Esta pesquisa foi realizada com base em 16 documentos, envolvendo artigos e documentos governamentais, utilizando as bases de dados Bireme, Lilacs e Scielo, o portal do Ministério da Saúde (MS), portal da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

Resultados: O presente estudo demonstra os elevados índices de resistência antimicrobiana e sua rápida proliferação, pontua as principais causas que contribuem para o uso indiscriminado de antibióticos, os impactos financeiros gerados por esse desequilíbrio e identifica a importância de instruir os profissionais para a expansão de orientações. 

Conclusão: De acordo, com os resultados dessa pesquisa foi possível identificar a necessidade de ponderar estratégias a fim de minimizar os impactos gerados por tal problema.

Biografia do Autor

Caroline da Silva Machado, Centro Universitário de Cenecista de Osório- UNICNEC

Caroline da Silva Machado, 22 anos, graduanda do Curso de Enfermagem do Centro Universitario Cenecista de Osório-UNICNEC.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos de Revisão