Erros na administração de medicamentos por cateteres gastrintestinais: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6463

Palavras-chave:

Intubação Gastrointestinal, Vias de Administração de Medicamentos, Erros de Medicação, Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: Sumarizar os erros existentes na administração de medicamentos por cateteres gastrintestinais. 

Método: Revisão integrativa de literatura, embasada em protocolo estabelecido e realizada em três bases de dados, sem recorte temporal, em qualquer idioma. Foram avaliados quanto ao nível de evidência e grau de recomendação e analisada por pares, situação em que as discordâncias foram resolvidas por consenso. 

Resultados: Selecionados sete artigos, nos quais cinco verificaram as práticas executadas na administração de medicamentos por cateteres gastrintestinais com constatação de atividades inconsistentes no processo e dois analisaram diretamente a prevalência de erros antes e após intervenções realizadas. 

Conclusão: A revisão proporcionou conhecimento dos erros em diferentes cenários relacionados à administração de medicamentos por cateteres gastrintestinais e descreveu ações de sucesso no intuito de diminuir desvios de processo por meio de estratégias de barreira e capacitação.

Biografia do Autor

Carla Moreira Lorentz Higa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Especialização em Enfermagem Neonatal pelo Instituto Fernandes Figueira Fundação Oswaldo Cruz (2005) e em Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde pela UNYLEYA (2018). Mestranda em Enfermagem pelo Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atualmente é técnico-administrativo do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/UFMS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Neonatal e Pediátrica.

Maria de Fátima Meinberg Cheade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Enfermagem e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2007). Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Docente permanente do Programa de Pós-graduação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UFMS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento de Serviços de Saúde e de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e gerenciamento de serviços hospitalares, tuberculose, rede de serviços de saúde, gestão clínica e serviços hospitalares.Participa de dois grupos de pesquisa -Gestão e Educação em Saúde e Enfermagem; -Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação da Gestão em Saúde. Coordenou a Comissão de Residencia Multiprofissional da UFMS, Ocupou o cargo de Superintendente de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde - Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul 2015 a out 2017 e atualmente é Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/ UFMS

Marcos Antonio Ferreira Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Enfermagem (UEMS/2000), Especialista em Formação Pedagógica Profissional para a Área da Saúde: Enfermagem (ENSP/FIOCRUZ/UFMS/2003), Mestre em Educação (UCDB/2006) e Doutor em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (UFMS/2011). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - PPGEnf/INISA/UFMS Mestrado Acadêmico (2019-2022). Professor do curso de Graduação em Enfermagem e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - Mestrado Acadêmico, ambos do Instituto Integrado de Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado Acadêmico e Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN - Natal/RN (Quadriênios 2013-2016 e 2017-2020). Linha de pesquisa: Estudos epidemiológicos em procedimentos de transplantes: processo de captação de potenciais doadores e doadores efetivos de órgãos, células e tecidos (Transplantes corneano e de células-tronco-hematopoéticas).Orientador de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem clínica (GEPEC/UFMS - https://gepec-ufms.webnode.com/).

Vanessa Giavarotti Taboza Flores, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Atualmente é enfermeiro assistencial no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian- (HUMAP-UFMS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem clínica (GEPEC/UFMS) . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Neonatal.

Andréia Insabralde de Queiroz Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000) e Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Doutoranda em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Curso de Graduação em Enfermagem e nas Residências Multiprofissionais em Saúde, participa do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Doença Falciforme. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Clínica e Administração dos Serviços de Saúde.

Patrícia Trindade Benites, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994). Especialização em Urgência e Emergência pela UFMS (2003), Especialização em Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal pela Unyleya (2017), Especialização em Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Atualmente é técnico-administrativo enfermeira da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Neonatal e Segurança do Paciente. Mestranda em Enfermagem pelo INISA/UFMS.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

Artigos de Revisão