A Doença de Parkinson e o Processo de Envelhecimento Motor: uma Revisão de Literatura

Autores

  • Cíntia Costa Medeiros Martins Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Glauber Caon
  • Chaiane Mara Oliveira Moraes

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6567

Palavras-chave:

Doença de Parkinson, Doença Neurodegenerativas, Sintomas Motores, Proteína Alfa-sinucleíca, Sintomas Não Motores

Resumo

Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica degenerativa caracterizada por sintomas motores clássicos, podendo influenciar o desenvolvimento de algumas alterações posturais. Podendo comprometer o desenvolvimento de alguns sintomas não motores que, associados com os demais déficits funcionais, acabam influenciando negativamente na qualidade de vida (QV).

Objetivo: Verificar a sintomatologia da doença de Parkinson os distúrbios motores, não motores e o comprometimento da doença.

Métodos: O estudo consiste em uma revisão bibliográfica, realizada por meio de pesquisa no banco de dados Medline, Pubmed, Scielo e Google acadêmico. Foram selecionados estudos observacionais, coorte e ensaios clínicos randomizados e controlados, publicados no período entre 1967 e 2019, em inglês e português nos quais as palavras-chaves estivessem presentes no título ou resumo.

Resultados: Foram identificados 77 artigos e após a leitura de resumos e resultados, foram excluídos 12 artigos por não abordarem o tema da pesquisa e por estarem fora do período proposto, restando 65 artigos que foram incluídos abordando o tema da pesquisa.

Conclusão: Cabe salientar que existe um grande interesse na descoberta de novos agentes antiparkinsonianos que consigam bloquear ou mesmo reverter o processo de neurodegeneração na (DP).

Biografia do Autor

Cíntia Costa Medeiros Martins, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Saúde e desenvolvimento humano interdisciplinar

Downloads

Publicado

2020-07-20

Edição

Seção

Artigos de Revisão